Governador de São Paulo criticou prisão em regime fechado ao justificar que situação do ex-presidente é “humanitária” destacando condições de saúde e idade Política, Jair Bolsonaro, STF (Supremo Tribunal Federal), Tarcísio de Freitas CNN Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava “fora de si” e que danificar a tornozeleira foi um “momento de oscilação”.
“Uma pessoa que acaba tendo essas oscilações de consciência. Foi um momento de uma pessoa que está fora de si, que está passando por um momento de extremo estresse, de extrema provação e acabou mexendo na tornozeleira”, disse em conversa com jornalistas nesta terça-feira (25), após participar de uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Em coletiva, o governador criticou que Bolsonaro precisasse fazer uso de tornozeleira, justificando que ele já estava “em cárcere”: “Como é que ele vai fugir? Ele não vai fugir, ele tem 70 anos, ele está doente, está fragilizado, tem vigilância na casa dele, é lógico que não tem nada de fuga”.
No mesmo dia em que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou o trânsito em julgado das condenações do “núcleo 1” da trama golpista, Tarcísio alegou que a questão de Bolsonaro é “humanitária” ao criticar o início do cumprimento da pena do ex-presidente em regime fechado.
“A questão do Bolsonaro em casa hoje é uma questão humanitária. Eu acho que se toma um risco quando se coloca o Bolsonaro numa prisão porque, de repente, você não vai ter medicação como deveria ter, a alimentação que deveria ter. Eu acho que a gente tem que ter respeito aos ex-presidentes, acho que ele já está pagando por uma pena que a gente vai questionar em outras esferas. A pena ele está pagando, então porque não pode pagar em casa?”, questionou o republicano.
O governador também disse que deve “fazer muitas conversas, com muita gente em prol da prisão domiciliar”.
O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele, que estava preso preventivamente desde o último sábado (22), quando tentou danificar sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, inicia o cumprimento oficial de sua pena em regime fechado.
Bolsonaro está preso na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília.
Questionado sobre futuras visitas ao ex-presidente, Tarcísio afirma que irá vê-lo “quantas vezes forem necessárias” para prestar “solidariedade e apoio”.

BREAKING NEWS: MORAES CONCLUI PROCESSO E DETERMINA QUE BOLSONARO CUMPRA PENA NA PF – 25/11/2025″
BREAKING NEWS: MORAES CONCLUI PROCESSO E DETERMINA QUE BOLSONARO CUMPRA PENA NA PF – 25/11/2025