Após semana de encontros com a Faria Lima, governador se insere no centro das articulações políticas nacionais Política, -agencia-cnn-, cenário político em 2026, Tarcísio de Freitas, União Brasil, União Brasil e Progressistas CNN Brasil
Pouco tempo depois de ter sinalizado uma aproximação com a Faria Lima — os empresários de São Paulo — o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também esteve presente na conferência União Progressista, que marca a federação entre as duas legendas.
Na cerimônia, o governador, que é um dos nomes cotados para substituir Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência em 2026, parabenizou os partidos e disse que, mesmo sendo um “estrangeiro” — por não integrar nenhuma das duas siglas — acha que a “reunião política” realizada é “excelente”.
Para ele, a união partidária que se oficializou, “nasce nesse momento para enfrentar, de fato, os grandes problemas deste país”.
“Tenho certeza que o Brasil guardava esse passo com esperança e ansiedade, para discutir temas relevantes, como a reforma política, o envelhecimento da população, as nossas crises fiscais”, afirmou.
Além de Tarcísio, também estiveram presentes no evento os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
O lançamento oficial da federação acontece num contexto de estranhamento com o governo federal, uma vez que integrantes de ambos os partidos têm criticado a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), frente às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com uma apuração da CNN, esse estranhamento causou uma aproximação das legendas com o PL, de Jair Bolsonaro.
Há pouco mais de duas semanas, o presidente convocou os ministros para uma reunião fechada, quando demonstrou desagrado com a postura de integrantes das legendas. A CNN mostrou que, na sequência, Ciro e Rueda estiveram em conversa reservada com Valdemar Costa Neto, presidente do PL.