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Portal Nação® > Noticias > outros > Tarifa zero é justiça social ou ameaça fiscal? Deputados debatem 
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Tarifa zero é justiça social ou ameaça fiscal? Deputados debatem 

Última atualização: 7 de outubro de 2025 22:45
Published 7 de outubro de 2025
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Durante o CNN Arena, os deputados Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS) discutiram os impactos econômicos e sociais da gratuidade no transporte público, com estimativas apontando custo de R$ 90 bilhões para implementação nacional  Política, -transcricao-de-videos-, economia, Governo Federal, nacional, politica, Tarifa zero CNN Brasil

Contents
Impactos econômicos e sociaisLeia MaisNa mira do governo, transporte público gratuito custaria R$ 90 bi por anoCâmara de BH rejeita PL da Tarifa ZeroSP: Prefeitura lança linhas turísticas de ônibus aos domingosExperiências municipais

Os deputados federais Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS) debateram, durante o CNN Arena, se uma possível gratuidade no transporte público, a chamada tarifa zero, em todo o país é uma questão de justiça social ou ameaça às contas públicas.

Com estimativas indicando um custo de R$ 90 bilhões para implementação em escala nacional, a proposta levanta questões sobre fontes de financiamento e sustentabilidade financeira. Atualmente, diversas cidades já contam com subsídios públicos para redução das tarifas, além do vale-transporte compartilhado entre trabalhadores e empregadores.

Impactos econômicos e sociais

Bibo Nunes, contrário á implementação da tarifa zero, afirma que a medida é completamente eleitoreira e assistencialista, porque, segundo ele, o atual governo “dá o peixe, mas não ensina a pescar, dando Vale Gás, Pé-de-Meia e Bolsa Família… porque a esquerda depende dos mais pobres”.

Segundo Nunes, a medida ainda geraria menos empregos no Brasil, pois o governo não teria os R$ 90 bilhões por ano necessários para a implementação do projeto e cobraria mais taxas da população mais rica, fazendo que o Brasil tivesse um desenvolvimento econômico menor.

Leia Mais

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  • SP: Prefeitura lança linhas turísticas de ônibus aos domingos

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Tarcísio Motta, apoiador da medida, argumentou que a gratuidade no transporte público permitira que o trabalhador “use o dinheiro do transporte para comprar comida e outros itens, o que movimentaria a economia, geraria impostos e receita, fazendo com que o país cresça”.

O atual modelo de financiamento, baseado exclusivamente na tarifa paga pelos usuários, é apontado como insustentável. Motta destaca problemas como superlotação e precariedade do serviço, argumentando que um novo modelo de gestão poderia melhorar a qualidade do transporte.

Experiências municipais

Algumas cidades brasileiras já implementaram a tarifa zero em seus sistemas de transporte público, com resultados variados. Belo Horizonte (MG) chegou próximo de se tornar a primeira capital a adotar integralmente a medida, demonstrando que o debate transcende posicionamentos ideológicos e tem gerado experiências práticas em diferentes contextos urbanos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

 

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