Durante o CNN Arena, os deputados Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS) discutiram os impactos econômicos e sociais da gratuidade no transporte público, com estimativas apontando custo de R$ 90 bilhões para implementação nacional Política, -transcricao-de-videos-, economia, Governo Federal, nacional, politica, Tarifa zero CNN Brasil
Os deputados federais Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS) debateram, durante o CNN Arena, se uma possível gratuidade no transporte público, a chamada tarifa zero, em todo o país é uma questão de justiça social ou ameaça às contas públicas.
Com estimativas indicando um custo de R$ 90 bilhões para implementação em escala nacional, a proposta levanta questões sobre fontes de financiamento e sustentabilidade financeira. Atualmente, diversas cidades já contam com subsídios públicos para redução das tarifas, além do vale-transporte compartilhado entre trabalhadores e empregadores.
Impactos econômicos e sociais
Bibo Nunes, contrário á implementação da tarifa zero, afirma que a medida é completamente eleitoreira e assistencialista, porque, segundo ele, o atual governo “dá o peixe, mas não ensina a pescar, dando Vale Gás, Pé-de-Meia e Bolsa Família… porque a esquerda depende dos mais pobres”.
Segundo Nunes, a medida ainda geraria menos empregos no Brasil, pois o governo não teria os R$ 90 bilhões por ano necessários para a implementação do projeto e cobraria mais taxas da população mais rica, fazendo que o Brasil tivesse um desenvolvimento econômico menor.
Tarcísio Motta, apoiador da medida, argumentou que a gratuidade no transporte público permitira que o trabalhador “use o dinheiro do transporte para comprar comida e outros itens, o que movimentaria a economia, geraria impostos e receita, fazendo com que o país cresça”.
O atual modelo de financiamento, baseado exclusivamente na tarifa paga pelos usuários, é apontado como insustentável. Motta destaca problemas como superlotação e precariedade do serviço, argumentando que um novo modelo de gestão poderia melhorar a qualidade do transporte.
Experiências municipais
Algumas cidades brasileiras já implementaram a tarifa zero em seus sistemas de transporte público, com resultados variados. Belo Horizonte (MG) chegou próximo de se tornar a primeira capital a adotar integralmente a medida, demonstrando que o debate transcende posicionamentos ideológicos e tem gerado experiências práticas em diferentes contextos urbanos.