Presidente republicano impôs cobrança menor aos países que têm déficit comercial com os EUA, ou seja, que importam mais produtos americanos do que exportam
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifaço: por que Trump foi mais duro com alguns países e menos com outros? no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, tarifas Trump CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que as tarifas recíprocas cobradas de outros países não serão iguais, mas vão variar de acordo com a taxação das outras nações sobre produtos americanos.
Em linhas gerais, a Casa Branca decidiu cobrar tarifas recíprocas com “desconto” de 50%, ou seja, se um país taxa em 70% os produtos vindos dos EUA, os americanos vão aplicar uma cobrança de 35% sobre os itens dessa nação.
Ainda assim, foi definido um piso de apenas 10% na cobrança para alguns países, como Brasil, Reino Unido e Cingapura -ambos deficitários na balança comercial com os Estados Unidos. Isso significa que Trump foi menos duro com os países que importam mais produtos americanos do que exportam.
Durante o anúncio que detalhou as medidas tarifárias, Trump disse que o déficit da balança comercial americana com outros países “não é só uma questão econômica”, mas que “ameaça nossa segurança e nosso modo de vida”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifaço: por que Trump foi mais duro com alguns países e menos com outros? no site CNN Brasil.