By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tarifas de Trump ao Brasil são vistas com alívio e podem favorecer vendas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tarifas de Trump ao Brasil são vistas com alívio e podem favorecer vendas 
outros

Tarifas de Trump ao Brasil são vistas com alívio e podem favorecer vendas 

Última atualização: 5 de abril de 2025 09:53
Published 5 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nova alíquota de 10% imposta pelos EUA é considerada branda em comparação a outros países, e pode abrir oportunidades para o comércio exterior brasileiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump ao Brasil são vistas com alívio e podem favorecer vendas no site CNN Brasil.  Macroeconomia, -agencia-estado-, Comércio exterior, tarifas Trump CNN Brasil

Contents
Leia maisTarifa de Trump ao Brasil pode favorecer exportações e impulsionar setoresTarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10%China sorri ao livre comércio enquanto Trump fecha os EUA, diz ex-FMI ao WW

Bancos e consultorias reagiram com alívio à tarifa de 10% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, considerando que o Brasil escapou de medidas mais severas aplicadas a outros países. Embora o governo e o setor produtivo tenham expressado preocupação, analistas veem espaço para ganhos no comércio internacional.

Assim, é possível que o Brasil até ganhe competitividade e consiga movimentar algumas peças a seu favor no novo xadrez do comércio internacional, que ganhou mais um capítulo com o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no que foi batizado de ‘Liberation Day’, o Dia da Libertação.

Essa percepção positiva dos analistas não foi abraçada, porém, nem pelo governo nem por parte do setor produtivo. Os posicionamentos divulgados após o anúncio em Washington expressaram preocupação e lamentação. Em nota conjunta do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil julgou que Trump violou os compromissos assumidos pelos Estados Unidos perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), a quem o governo brasileiro não descarta recorrer.

Leia mais

  • Tarifa de Trump ao Brasil pode favorecer exportações e impulsionar setores

    Tarifa de Trump ao Brasil pode favorecer exportações e impulsionar setores

  • Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10%

    Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10%

  • China sorri ao livre comércio enquanto Trump fecha os EUA, diz ex-FMI ao WW

    China sorri ao livre comércio enquanto Trump fecha os EUA, diz ex-FMI ao WW

Além de defender que o Brasil insista no diálogo com o governo americano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que uma missão de empresários do setor visitará os Estados Unidos na primeira quinzena de maio, com o objetivo de estreitar laços e buscar soluções de interesse comum. “Claro que nos preocupamos com qualquer medida que dificulte a entrada dos nossos produtos em um mercado tão importante quanto os EUA, o principal para as exportações da indústria brasileira”, afirma o presidente da entidade, Ricardo Alban.

Ao ser taxado em 10%, o Brasil integrou o grupo dos países menos afetados pelo tarifaço de Trump republicano. Estão ao seu lado economias como a do Reino Unido, Chile, Austrália, Colômbia, Turquia, Argentina, Peru, dentre outros. As novas alíquotas entram em vigor no sábado, dia 5 de abril.

Para o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, funcionou a aproximação do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. “Saiu menos ruim para o Brasil do que se esperava. E acho que aí teve o mérito do governo, principalmente do Alckmin, que teve duas reuniões com o Howard Lutnick. Eles, os americanos, falavam muito sobre taxar o etanol. Então, acho que para o Brasil acabou saindo menos ruim do que podia ser”, diz Barral.

Na mesma linha, o advogado Carlos Lobo, sócio do escritório Arnold & Porter, baseado em Nova York, considera que 10% são um porcentual “bastante baixo”. “Os Estados Unidos estão propondo um rearranjo do comércio internacional bastante significativo, e eu acho que pode beneficiar o Brasil”, afirma Lobo, em entrevista ao Broadcast. Ele só pondera que, obviamente, existem outras tarifas que afetam o Brasil, como as taxas sobre alumínio, aço e autopeças.

Conforme o sócio do Arnold & Porter, o Brasil pode se beneficiar em mercados em que concorre com os EUA, uma vez que os países atingidos vão impor tarifas retaliatórias – como, por exemplo, na agricultura. Outro movimento que pode ser positivo para o País vem da reorganização das cadeias de suprimentos globais, com o Brasil atraindo empresas por ter uma alíquota menor que outras nações – como, por exemplo, a China, taxada em 34%.

“O Brasil vai eventualmente conquistar mercados novos ou ampliar a sua atuação. Isso já aconteceu no passado: o Brasil aumentou a participação em proteína animal, e eu acho que vai acontecer de novo; então pode ser benéfico para o Brasil”, entende o advogado.

De acordo com o economista-chefe do Barclays para Brasil, Roberto Secemski, o Brasil pode se machucar mais pelo impacto de tarifas recíprocas a outros países na economia mundial. “Talvez, o efeito indireto seja maior do que o direto no sentido da desaceleração da economia global, principalmente da China. Isso pode vir a machucar mais o Brasil”, avalia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump ao Brasil são vistas com alívio e podem favorecer vendas no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Trabalhador morre após ser sugado por triturador de madeira no interior da Bahia

GKay realiza procedimento no bumbume web reage: “Deve custar uma casa própria”

Jovem morre após ser espancado em Manaus; suspeita é de homofobia 

Copa do Mundo de Clubes: Só Botafogo pagará imposto de renda por premiação no Brasil

Assessoria dá atualizações sobre estado de saúde de Angela Ro Ro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Leilão de floresta equivalente a três cidades de SP tem três vencedores 

21 de maio de 2025
STF, o constituinte reformador e a subversão do direito do trabalho
Bruna Biancardi marca parto da segunda filha com Neymar, diz colunista
Dólar sobe à espera de decisão de juros e IA da China no radar 
Bolsas da Europa operam em baixa, com incertezas sobre tarifas de Trump 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?