O governo Trump deve anunciar nesta quarta-feira “tarifas recíprocas” direcionadas a países que cobram impostos sobre produtos norte-americanos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump serão negativas em todo o mundo, diz presidente do BCE no site CNN Brasil. Macroeconomia, BCE (Banco Central Europeu), CNN Brasil Money, EUA, tarifas Trump CNN Brasil
As tarifas planejadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, serão negativas em todo o mundo e os danos dependerão de até onde elas irão, quanto tempo irão durar e da possibilidade de negociações, disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, nesta quarta-feira (2).
O governo Trump deve anunciar nesta quarta-feira “tarifas recíprocas” direcionadas a países que cobram impostos sobre produtos norte-americanos.
Essa medida virá depois que ele impôs novas taxas de importação sobre produtos do México, China e Canadá – os principais parceiros comerciais dos EUA -, bem como sobre produtos como aço e automóveis.
“Isso será negativo em todo o mundo e a densidade e a durabilidade do impacto variarão dependendo do escopo, dos produtos visados, do tempo de duração, da existência ou não de negociações”, disse Lagarde em uma entrevista à rádio Newstalk da Irlanda.
“Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, esses aumentos tarifários, por se mostrarem prejudiciais, mesmo para aqueles que as impõem, levam a mesas de negociação onde as pessoas realmente se sentam e discutem e, por fim, removem algumas dessas barreiras.”
Lagarde estava em Dublin para receber um prêmio batizado em homenagem ao irlandês Peter Sutherland, ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio, que, segundo Lagarde, “se reviraria no túmulo se soubesse o que está acontecendo neste momento”.
“Acho que nunca mencionei a palavra incerteza tantas vezes quanto nas últimas semanas, porque simplesmente não sabemos até hoje, que deve ser o dia em que será anunciado, qual será o negócio (com os EUA) para o resto do mundo”, disse ela.
“A previsibilidade é muito escassa no momento.”
Mundo tem 24 superbilionários com fortunas acima de US$ 50 bi; veja
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump serão negativas em todo o mundo, diz presidente do BCE no site CNN Brasil.