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Taxa das blusinhas leva 29% dos brasileiros a desistirem da compra, diz CNI 

Última atualização: 27 de outubro de 2025 10:28
Published 27 de outubro de 2025
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Na avaliação da CNI, impacto da taxação de 20% sobre as importações de até US$ 50 é positivo para a indústria  CNN Money, CNI, Confederação Nacional da Indústria (CNI), ICMS, Imposto de Importação (II), Remessa Conforme CNN Brasil

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Procura por similaresICMSCusto do freteLeia mais:Confiança do consumidor brasileiro sobe pelo 2º mês em outubro, diz FGVGoverno aposta em “jabuti fiscal” para retomar ajustes e elevar arrecadaçãoAgora não tem mais intermediário, diz Lula após reunião com TrumpMotivaçõesPrograma Remessa Conforme

Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que 29% dos brasileiros desistiram de comprar em sites internacionais por causa do custo com o Imposto de Importação. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (27). 

Quando se considera apenas o volume de consumidores que fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses, o percentual de desistência é de 18%. Em maio de 2024, era 13%.

Na avaliação do superintendente de Economia da CNI, Marcio Guerra, o impacto da taxação de 20% sobre as importações de até US$ 50 é positivo para a indústria brasileira. 

“A implementação do Imposto de Importação é o início de um processo que busca trazer mais justiça e competitividade para a indústria nacional. No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, avalia. 

Procura por similares

Por causa da chamada “taxa das blusinhas”, 32% dos consumidores brasileiros passaram a buscar por produtos similares com entrega nacional. Em maio do ano passado, esse percentual estava em 22%. 

O levantamento da CNI mostrou também que 14% dos consumidores pesquisados buscaram produtos similares em lojas físicas. Já a quantidade de pessoas que buscaram item similar em outro site ou aplicativo internacional cresceu cinco pontos percentuais, de 6% para 11%. A desistência definitiva caiu de 58% para 42%.

ICMS

De acordo com a pesquisa da CNI, a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também influencia a decisão dos consumidores sobre as compras internacionais. 

Subiu de 32% para 36%, o total de consumidores que deixaram de importar por causa do custo do imposto. 

Veja os destaques: 

  • Aumentou de 26% para 34% o percentual daqueles que procuraram um similar com entrega nacional;
  • Caiu de 17% para 14% o total dos que buscaram um similar em loja física;
  • Cresceu de 5% para 9% o percentual dos que procuraram comprar um similar de outro site ou aplicativo de varejo internacional;
  • Caiu de 51% para 41% o percentual dos que desistiram definitivamente do item.

Custo do frete

O preço do frete internacional e o prazo de entrega demorado também pesam na desistência dos consumidores. Segundo a pesquisa, 45% dos compradores abandonaram pedidos ao saberem do custo do frete. O resultado representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa realizada em maio do ano passado. 

Outros 32% desistiram de comprar em plataformas internacionais ao descobrirem o prazo de entrega do produto. Representa um leve recuo em comparação a maio de 2024, quando o percentual era de 34%.

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Para Marcio Guerra, os dados indicam um avanço na racionalidade do consumidor brasileiro na hora da compra.

“Isso pode sinalizar um avanço na racionalidade do consumidor brasileiro na hora da compra, ou seja, a ‘taxa da blusinha’ trouxe reflexões que antes desapareciam por conta do tamanho da diferença dos preços”, diz.

Motivações

O levantamento também perguntou sobre a finalidade das importações. Cerca de 75% dos entrevistados responderam que  todos os produtos foram para uso pessoal. 

Somente 10% dos entrevistados disseram que as compras compreenderam itens para uso no trabalho. Apenas 2% dos consumidores importaram produtos pensando em revenda.

A pesquisa entrevistou 2.008 pessoas com idade a partir de 16 anos, no Distrito Federal e nos 26 estados do país, entre 10 e 15 de outubro de 2025. O levantamento “Retratos do Brasil” foi encomendada pela CNI à Nexus.

A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é controlada a partir de quotas de sexo, idade, PEA (População Economicamente Ativa), região e condição do município. 

Programa Remessa Conforme

O Programa Remessa Conforme foi lançado em 2023 e certifica empresas de comércio eletrônico, estabelecendo uma tributação diferenciada. A iniciativa ficou conhecida como “taxa da blusinha”.

Veja como funciona:

  • Compras de até US$ 50: 20% de Imposto de Importação (federal) e 17% de ICMS (estadual);
  • Compras acima de US$ 50: 60% de Imposto de Importação (federal) e 17% de ICMS (estadual).

 

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