By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Taxa de juros para financiar carros é a mais alta da história e já freia vendas
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Taxa de juros para financiar carros é a mais alta da história e já freia vendas
outros

Taxa de juros para financiar carros é a mais alta da história e já freia vendas

Última atualização: 15 de março de 2025 07:50
Published 15 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Para os financiamentos de automóveis, 2024 foi um ano positivo. A taxa Selic, responsável por ditar esse segmento, se manteve estável, abaixo dos 12,25% a.a., embora não estivesse em um patamar tão atraente, como afirma Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Carros usados sofrem ainda mais com os juros altosComo financiar um carro com taxas de juros mais baixas

Para outro especialista, Fredy Evangelista, CEO da Autobank, foi o aquecimento das vendas e a queda na inadimplência que contribuíram para o aumento na oferta de crédito para quem comprou um carro usado ou novo. Quando o assunto é 2025, nuvens negras pairam no ar.

  • Relacionadas
  • NotíciasVendas de fevereiro: Corolla Cross surge no top 10 e Hilux derrapa10 mar 2025 – 14h03
  • EspecialComo comprar um carro financiado com taxas de juros mais baixas19 jun 2024 – 07h06
  • EspecialSeguro pode pagar até três parcelas do financiamento ou até quitar25 Maio 2024 – 14h05

“O que nós estamos vivendo hoje é o momento de maior taxa de juros para o consumidor brasileiro”, sinalizou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. Acontece que a taxa de juros média para financiar um carro chegou a 29,5% ao ano. Esta é a maior taxa de juros desde que o Banco Central passou a contabilizar as operações de financiamento de automóveis.

Sim, este será um ano mais difícil para se financiar um carro. A culpa é da própria taxa básica de juros, a Selic, que iniciou janeiro mais alta, subindo para 13,25% a.a.

O aumento da taxa de juros no financiamento apenas acompanhou a alta da Selic, que vem aumentando desde setembro, saindo dos 10,5% para os atuais hoje 13,25% após quatro aumentos – os três últimos de 1 ponto percentual.  A expectativa do mercado é que a Selic chegará aos 14,25% na próxima semana.

Em janeiro de 2024 a taxa média de juros no financiamento de carros novos era 26,1% ao ano, em média. Março e abril tiveram as melhores taxas do ano passado, de 25,4%, depois as médias mensais estagnaram em 25,5%, que era a taxa média de juros nas vendas de automóveis em setembro. O aumento da Selic refletiu na média apurada em outubro, 25,9%.

Continua após a publicidade
tx de juros 2
<span class=”hidden”>–</span>Data/Quatro Rodas

Isso acontece também em um momento de baixa inadimplência: 2,6% para financiamento a pessoa jurídica e 4% para pessoa física. Isso é bom, está bem próximo dos 3,2% de inadimplência do crédito total do Sistema Financeiro Nacional. Contudo, o impulso para que esse índice pudesse reduzir os juros é anulado pela Selic.

Outro fator que poderia influenciar os juros é o Marco Legal das Garantias. Com a nova lei, promulgada há um ano, o banco poderá retomar o bem em caso de inadimplência sem ter de ir à Justiça – as ações costumam durar mais de um ano. Contudo, o impacto da lei ainda não foi percebido no mercado porque os bancos ainda estão adaptando seus sistemas à nova lei.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

O perfil das negociações é que vem mudando. Há dois anos, em março de 2023, as vendas de automóveis efetivadas com o pagamento à vista chegou a uma parcela de 70%, mas em dezembro de 2024 esse número já havia recuado a 55%, com 45% das vendas de carros novos sendo feitas por meio de financiamento. Essa é uma proporção mais próxima do normal do mercado brasileiro, apesar dos juros altos.

“Com este custo a indicação é de nova queda no volume de financiamentos”, disse o presidente da Anfavea. O impacto da Selic era esperado pela entidade nas suas projeções para o mercado automotivo brasileiro e o custo do crédito é tratado como a principal barreira para o Brasil voltar a emplacar 3 milhões de carros por ano. 

Carros usados sofrem ainda mais com os juros altos

J3 da JAC, Agile LTZ da Chevrolet, Sandero Privilège da Renault, Fox Prime da Volkswagen e Fiesta 1.6 da Ford, ambos modelos 2011 durante teste comparativo da Revista Quatro Rodas.
<span class=”hidden”>–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

Com a taxa de juros básica mais alta, mais caras serão as parcelas do financiamento. “Todos os financiamentos devem aumentar de 0,2 a 0,5% ao mês, porque eles acompanham a Selic”, diz Fredy, apesar de ser algo difícil de cravar.

Continua após a publicidade

Mesmo com os juros e preços lá em cima (não há mais carros automáticos por menos de R$ 100.000, por exemplo), as vendas de automóveis novos crescem: 8% no primeiro bimestre de 2025 na comparação com o mesmo período de 2025, enquanto fevereiro deste ano teve 9,3 emplacamentos que em janeiro.

O setor dos seminovos será o mais afetado pelo aumento dos juros, uma vez que o perfil de quem compra esse tipo de carro é considerado de maior risco para os bancos, se comparado ao de quem compra um carro novo. Além disso, os carros zero-km têm mais margem de manobra, graças aos subsídios das montadoras.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Leonardo diz que isso já pode ser visto dentro do Auto Shopping Internacional, em Guarulhos (SP). “Desde o último trimestre de 2024, quando a Selic começou a subir, a procura do cliente não mudou, mas o número de contratos fechados diminuiu.”

Continua após a publicidade

E não é só a quantidade de contratos fechados que diminuiu, mas também o tipo de veículo procurado se modificou. “Se antes vendíamos muitos carros com dois ou três anos de uso, hoje há uma procura maior por modelos de até R$ 50.000 e mais antigos”, observa Leonardo.

De acordo com o superintendente do Auto Shopping Internacional, no mercado existem financeiras que aceitam contratos de maior risco de inadimplência, mas que, em geral, cobram juros maiores, o que não favorece muito o fechamento dos negócios.

Como financiar um carro com taxas de juros mais baixas

Juro zero não existe

É claro que quem compra carro à vista não paga juros e que quem dá entradas maiores também consegue taxas de juros melhores no financiamento, pois isso pode reduzir significativamente o prazo para o pagamento da dívida. Mas há meios que podem evitar uma taxa de juros mais alta.

  • Saiba quanto vai custar: o consumidor deve sempre verificar qual é a CET (Custo Efetivo Total), que inclui encargos e impostos cobrados na operação que pode ser ainda maior do que os juros isoladamente.
  • Simule condições de financiamento: uma entrada maior gera um juro menor;  mais parcelas causam juros maiores. Sendo assim, o segredo é investir na maior entrada com o menor número de mensalidades possível. Outro é avaliar o número de parcelas, pois reduzir o financiamento de 24 para 20 meses, por exemplo, pode implicar em uma redução significativa nos juros sem aumentar o valor da parcela de forma proibitiva.
  • Descubra quem cobra menos: uma loja de carros usados trabalha com diversos bancos, a concessionária pode trabalhar com um financiamento no banco da própria montadora. Mas não deixe de levar a proposta ao gerente do banco em que você tem conta para verificar se tem condições de cobri-la. Afinal, ele conhece bem sua vida e saúde financeiras e sabe melhor que ninguém se você tem perfil de bom pagador.
  • Use o seu poder de barganha: Em seguida, volte a negociar com a instituição financeira da loja ou concessionária e só depois feche com aquela que oferecer a proposta mais vantajosa. O banco da loja quer ajudá-la a vender o carro e o banco independente não quer perder o negócio e vai medir seu risco. Quanto menor é o risco, menor é a taxa de juros.
  • Taxa zero não existe: não se deixe levar pelos valores nominais divulgados em campanhas de marketing, pois há eventuais taxas e impostos, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), em todos os financiamentos.
  • Evite taxas desnecessárias: negocie e procure verificar o que pode ser excluído do contrato. Seu gerente pode, por camaradagem, não querer lhe cobrar taxa de abertura de crédito. 
Publicidade

You Might Also Like

Kassab fala sobre os planos do PSD para as eleições 

Tubarão-cabeça-chata é apontado como responsável por morte de adolescente 

Enem: Inep oferece declaração que permite matrícula na educação superior 

Trump agradece Kevin Hassett, ex-favorito para presidência do Fed 

Presidente do TJ-BA fala em concurso e reestruturação na nova gestão: “precisamos de uma Justiça mais célere”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Leonardo recebe alta hospitalar e brinca: “Não foi dessa vez” 

9 de dezembro de 2025
Química no vestibular da Unesp: veja os temas mais recorrentes 
Prazo de inscrições para o vestibular da Unesp entra na última semana 
Chance de Hugo pautar anistia no momento é zero, diz Lindbergh 
Demissão de Horner pode custar R$ 374 milhões à Red Bull, diz jornal 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?