Ideia é criar estratégia nacional para período entre 2025 e 2050; parada mais recente foi a cidade de São Paulo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tebet faz périplo por documento para planejamento de longo prazo no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Ministério do Planejamento, Orçamento, Simone Tebet CNN Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, realiza um périplo por capitais brasileiras a fim de estabelecer um documento para planejamento de longo prazo.
A ideia é criar uma estratégia nacional para o período entre 2025 e 2050, e a parada mais recente foi a cidade de São Paulo.
O Brasil hoje conta com três peças de planejamento: a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA).
Enquanto as duas primeiras são anuais e consistem em documentos para o curto prazo, a segunda, que planeja quatro anos no futuro, olha para o médio prazo.
Antes da capital paulista, a ministra passou por Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). Tebet irá a todas as regiões, mas não a todos os estados, segundo apuração da CNN.
A partir da participação na confecção de quadros de diversos partidos e setores da economia, Tebet espera que o documento se estabeleça como uma peça “de Estado” para o longo prazo.
Alterações pontuais poderiam ser realizadas, mas a “espinha dorsal” seria mantida independentemente do governo.
Ainda não estão claros os gatilhos a serem propostos pela equipe do MPO para que o documento não se torne uma “peça de ficção”.
Esta é uma crítica que especialistas direcionam ao PPA — e até ao Orçamento anual — já que suas diretrizes não são seguidas à risca pelos governos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tebet faz périplo por documento para planejamento de longo prazo no site CNN Brasil.

