Luis de la Fuente, treinador da seleção masculina, disse não ter participado de nenhuma reunião sobre o tema
Este conteúdo foi originalmente publicado em Técnico da Espanha depõe em julgamento de Rubiales por beijo em Hermoso no site CNN Brasil. Futebol Espanhol, -agencia-reuters-, CNN Esportes, Espanha (Seleção), Futebol internacional CNN Brasil
O técnico da seleção masculina da Espanha, Luis de la Fuente, disse nesta terça-feira (4) perante o tribunal que não sabia de nada sobre o escândalo do beijo que levou o ex-presidente da Real Federação Espanha de Futebol (RFEF) Luis Rubiales a julgamento.
De la Fuente, que se tornou técnico masculino na era Rubiales como chefe da RFEF, disse ao juiz que estava dormindo e descansando em um avião na Austrália e não participou de nenhuma reunião extraordinária sobre o assunto.
Rubiales, 47, é acusado de agressão sexual e de tentar coagir Hermoso — com a ajuda de outros três homens — a declarar que o beijo foi consensual.
Embora tenha se desculpado por ser muito efusivo, Rubiales nega essas acusações criminais e diz que foi colocado como bode expiatório.
O escândalo eclipsou o primeiro título da Espanha na Copa do Mundo Feminina e provou ser um ponto de inflexão para os esforços das jogadoras espanholas de expor o sexismo e alcançar a paridade com os colegas homens.
De la Fuente estendeu seu contrato até depois da Euro 2028 na semana passada. Sob o comando do técnico de 63 anos, a Espanha venceu todas as sete partidas para reivindicar o título da Eurocopa em 2024 com uma vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra na final.
-
1 de 16Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 • Reprodução/X/Selección Española
-
2 de 16Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 • Reprodução/X/Selección Española
-
3 de 16Oyarzabal e Nico Williams comemoram gol do título da Espanha na Eurocopa 2024
-
-
4 de 16Oyarzabal comemora gol do título da Espanha na final da Eurocopa 2024 • Richard Pelham/Getty Images
-
5 de 16Oyarzabal marca gol do título espanhol na Eurocopa 2024
-
6 de 16Cole Palmer comemora gol de empate da Inglaterra na final da Eurocopa • Lars Baron/Getty Images
-
-
7 de 16Nico Williams comemora depois de abrir o placar para a Espanha na final da Eurocopa • Ian MacNicol/Getty Images
-
8 de 16Jude Bellingham e Lamine Yamal em disputa de bola durante o primeiro tempo da final da Eurocopa. Primeira etapa do jogo teve poucas chances criadas. • Richard Pelham/Getty Images
-
9 de 16Luis de la Fuente, técnico da Espanha, durante final da Eurocopa contra a Inglaterra • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
-
-
10 de 16Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, durante final da Eurocopa contra a Espanha • Harry Langer/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images
-
11 de 16Torcida da Inglaterra durante a final da Eurocopa contra a Espanha • Edith Geuppert – GES Sportfoto/Getty Images
-
12 de 16Torcedora da Espanha durante a final da Eurocopa contra a Inglaterra • Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Image
-
-
13 de 16Escalação titular da Espanha na final da Eurocopa • ANP via Getty Images
-
14 de 16Escalação titular da Inglaterra na final da Eurocopa • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
-
15 de 16Final da Eurocopa no Estádio Olímpico de Berlim contou com show antes da decisão começar • Reprodução/X/UEFA
-
-
16 de 16Estádio Olímpico de Berlim recebeu a final da Eurocopa entre Inglaterra e Espanha • Reprodução/X/UEFA
Rubiales e seus co-réus — o ex-técnico da seleção feminina Jorge Vilda, o ex-diretor esportivo da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Albert Luque e o ex-chefe de marketing da RFEF Ruben Rivera — testemunharão em ou após 12 de fevereiro.
Alguns setores da sociedade espanhola, incluindo partidos de direita, descreveram o julgamento como uma caça às bruxas, dizendo que o beijo foi rude na pior das hipóteses, mas não um crime.
Alguns defensores de Rubiales nas redes sociais apontam para uma foto de Hermoso no ônibus da equipe mostrando um meme do beijo em seu telefone e rindo.
O escândalo desencadeou uma greve das companheiras de equipe de Hermoso e viu várias cabeças rolarem na federação, com Rubiales e seu braço direito e sucessor sendo destituídos e uma mulher nomeada para treinar a equipe feminina pela primeira vez.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Técnico da Espanha depõe em julgamento de Rubiales por beijo em Hermoso no site CNN Brasil.