By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tempestade de inverno faz preço do gás disparar nos EUA 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tempestade de inverno faz preço do gás disparar nos EUA 
outros

Tempestade de inverno faz preço do gás disparar nos EUA 

Última atualização: 24 de janeiro de 2026 18:43
Published 24 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

O gás natural é a principal fonte de aquecimento doméstico nos Estados Unidos, portanto, o frio extremo aumentará drasticamente a demanda  Macroeconomia, clima extremo, CNN Brasil Money, Estados Unidos, Gás natural, GNL, Inverno CNN Brasil

Contents
Leia MaisInvestimento no carnaval local vem aumentando, diz economistaBRB diz que depósitos judiciais estão garantidosEfeito negativo do tarifaço nos EUA foi abaixo do esperado, diz economistaUma tempestade perfeita para preços altos

Os alertas meteorológicos de inverno rigoroso provocaram aumentos extremos nos preços no mercado de gás natural americano, que é notoriamente volátil.

Os contratos futuros de gás natural dos EUA para o curto prazo dispararam mais de 70% até agora nesta semana, de acordo com dados da FactSet. Isso deixa o gás natural a caminho do maior aumento semanal desde 1990 e do preço mais alto desde 2022, de acordo com a Bloomberg.

O movimento explosivo foi impulsionado por meteorologistas alertando para uma das tempestades de inverno mais extremas dos últimos anos. Como grande parte do país entrará em breve em um período de forte frio, as pessoas que aumentarem o aquecimento em suas casas poderão esgotar alguns estoques de gás natural.

Leia Mais

  • Investimento no carnaval local vem aumentando, diz economista

    Investimento no carnaval local vem aumentando, diz economista

  • BRB diz que depósitos judiciais estão garantidos

    BRB diz que depósitos judiciais estão garantidos

  • Efeito negativo do tarifaço nos EUA foi abaixo do esperado, diz economista

    Efeito negativo do tarifaço nos EUA foi abaixo do esperado, diz economista

Darrell Fletcher, diretor-gerente de commodities da Bannockburn Capital Markets, disse que viu apenas alguns movimentos como esse nos futuros de gás natural em seus 30 anos como trader.

“A próxima semana será muito desafiadora”, disse ele.

E esse desafio é triplo. O frio não só aumenta a demanda, como também as temperaturas mais baixas podem interferir no fluxo de gás pelos gasodutos e prejudicar a produção nos principais centros de gás natural em todo o país.

Uma tempestade perfeita para preços altos

O gás natural é a principal fonte de aquecimento doméstico nos Estados Unidos, portanto, o frio extremo aumentará drasticamente a demanda.

Mas a tempestade também pode aumentar a demanda por eletricidade. Algumas regiões do país, especialmente no sul, usam eletricidade para aquecer as casas. E o gás natural é responsável por cerca de 40% da geração de eletricidade nos EUA — mais do que as duas fontes de combustível seguintes, carvão e energia nuclear, combinadas.

“As temperaturas extremamente baixas vão causar uma queda monstruosa no armazenamento de gás natural”, disse Robert Yawger, especialista em commodities da Mizuho Securities.

Yawger disse que a quantidade de gás natural armazenada pode cair pela segunda maior quantidade já registrada, com base no aumento esperado da demanda.

Ao mesmo tempo, a tempestade de inverno ameaça baixar as temperaturas a tal ponto que prejudicará parte da produção nos principais centros de gás natural do país, no Texas, Louisiana e Apalaches.

“Se tivermos vários dias de queda na produção, combinados com aumentos na demanda, isso poderá realmente afetar o armazenamento”, disse Patrick Rau, vice-presidente sênior de pesquisa e análise da Natural Gas Analysis.

Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities da Saxo, disse que os comerciantes de energia também estão se preparando para “congelamentos”, que ocorrem quando a água se solidifica dentro dos dutos e da infraestrutura, interrompendo o fluxo de gás e reduzindo a produção.

“Esses eventos tendem a surgir precisamente quando a demanda atinge seu pico, amplificando os movimentos dos preços”, disse Hansen em uma nota.

Se houver um período prolongado de preços altos do gás natural, isso também poderá prejudicar os esforços da Casa Branca para mostrar progresso em relação às frustrações dos eleitores com a acessibilidade dos preços.

A Casa Branca disse à CNN que suas políticas energéticas estão proporcionando um alívio sustentável nos custos de energia para as famílias e empresas americanas.

“Em vez de se fixar nas flutuações normais do mercado, impulsionadas por uma tempestade de inverno iminente, a mídia deveria se concentrar em como a produção americana de gás natural deve atingir um recorde este ano”, disse o porta-voz da Casa Branca, Taylor Rogers.

“Graças à liderança do presidente Trump, a produção americana de gás natural está em um nível recorde e supera todas as outras nações. O governo Trump continua a fazer todo o possível para reverter os impactos das políticas de redução de energia do governo Biden, que contribuíram para o aumento generalizado dos preços da energia”, disse Ben Dietderich, porta-voz do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Os futuros do gás natural são normalmente extremamente voláteis, em parte devido às suas limitações de armazenamento e transporte. O clima de inverno pode causar picos explosivos que desaparecem rapidamente quando as temperaturas aquecem.

“É um animal selvagem e está sendo negociado como um louco neste momento”, disse Yawger.

A boa notícia, comparativamente falando, é que o aumento do preço está restrito aos contratos de curto prazo, enquanto os contratos de prazo mais longo não subiram tanto.

Além do clima, analistas afirmam que o fenômeno relativamente novo das exportações de gás natural é outro fator por trás do aumento do preço.

Nos últimos anos, grande parte do gás natural produzido nos Estados Unidos tem sido enviado para o exterior como gás natural liquefeito (GNL). Os EUA têm enormes recursos de gás e há uma forte demanda internacional.

As exportações americanas de GNL devem aumentar 37% este ano, de acordo com estimativas federais, deixando menos gás para uso doméstico.

“Não existe excedente atualmente. Praticamente todas as moléculas vão para clientes internacionais ou para clientes residenciais dos EUA que aquecem suas casas”, disse Yawger.

John Towfighi, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

Agro vê que influência dos EUA cria incerteza para 2026

 

You Might Also Like

Novo Fiat Argo 2027 é flagrado no Brasil com plataforma de C3; veja quando chega

Toffoli vai consultar PGR se investigação sobre ataques ao BC segue no STF

Cármen Lúcia autoriza operação contra deputado por desvio de emendas PIX em shows

Defesa de adolescente internado em UTI pede prisão de piloto agressor

CLIMA TENSO! Cleber Machado vira terror de equipe do Esporte Record nos bastidores da emissora; entenda

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Quase 2 mil presos deixarão a cadeia durante o “saídão” de Natal no DF

22 de dezembro de 2024
2º semestre: STF terá julgamento de Bolsonaro, caso Marielle e pejotização 
Atriz baiana defende entrada de Edson Gomes na Academia Brasileira de Letras; assista
Quem é Bruno Welter Lucianelli, novo namorado da influenciadora Duda Guerra 
RS: hacker é condenado a 9 anos de prisão após derrubar sistema da Justiça 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?