Conforme a Defesa Civil Estadual, 23 pessoas ficaram desalojadas e uma ferida Rio Grande do Sul, -agencia-cnn-, chuvas sul, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Tempestades CNN Brasil
Os temporais no Rio Grande do Sul causaram destruição em pelo menos 26 municípios, conforme informou a Defesa Civil Estadual, nesta segunda-feira (22). Entre sábado (20) e domingo (21), houve ocorrência de destelhamentos, queda de árvores e de postes e alagamentos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 23 pessoas ficaram desalojadas e uma ferida.
Em Tramandaí, no Litoral Norte, 10 casas foram destelhadas. A prefeitura informou que atende as famílias prejudicadas e faz a distribuição de lonas.
Em Vanini, um forte vendaval provocou danos em 17 residências, tanto na área urbana quanto no interior. O temporal também causou a interrupção total do fornecimento de energia elétrica e instabilidade nos serviços de internet e telefonia, o que dificultou o contato com os serviços de emergência nas primeiras horas após o ocorrido.
Equipes da prefeitura e da Defesa Civil estão realizando o levantamento dos prejuízos e prestando auxílio aos afetados, fazendo a entrega de lonas. Além disso, a Secretaria de Obras informou que trabalha para desobstruir vias e realizar reparos emergenciais.
Em Santa Maria, a Unidade de Pronto Atendimento foi alagada, molhando rede elétrica e equipamentos das salas de Emergência e Raio X. A Defesa Civil informou que mantém os atendimentos, mas com realocação.
Confira a lista completa de municípios prejudicados pelos temporais:
- Agudo: informa transbordamento de arroios, ocasionando destruição de acessos provisórios construídos após os eventos de 2024. comunidades de Nova Boêmia, Linha Boêmia e toda a região norte do município tiveram seus acessos severamente prejudicados.
- Alegrete: informa dano em telhado de uma residência. COMPDEC forneceu lona.
- Araricá: informa destelhamento total de uma residência e danos em telhados de outras duas. Lonas foram entregues aos atingidos.
- Arroio do Tigre: informa estragos em galpões e lavouras em localidades do interior de Arroio do Tigre, Taboãozinho, Sítio e Coloninha.
- Arroio Grande: informa quedas de árvores próximo ao parque de eventos, duas árvores caídas na via entre Arroio Grande e Herval, postes de luz caídos, além de danos em telhados e em carros.
- Cerro Largo: informa danos em telhados de residências. Lonas foram entregues aos atingidos.
- David Canabarro: danos em telhados de cinco residências e de uma escola municipal. Lonas foram entregues aos atingidos.
- Erechim: informa queda de quatro árvores em vias públicas e danos em telhados em 10 residências. Árvores foram retiradas e lonas foram entregues aos atingidos.
- Gentil: informa danos em um telhado e queda da árvore em uma residência.
- Guaporé: informa dano em telhados de três residências, e uma rede de alta tensão foi danificada com a queda de uma árvore. A COMPDEC, juntamente com os Bombeiros, realizou a distribuição de lonas e o isolamento da rede de alta tensão, e a concessionária de energia já foi acionada para intervenção.
- Ivorá: informa transbordamento de córregos, deixando as comunidades de Linha Um, Linha Simonetti, Derrubada, Cafundó e Barreiro temporariamente isoladas.
- Lajeado: informa dano em telhado de uma residência. Lonas foram entregues.
- Maçambará: informa danos em telhados de três residências.
- Marau: informa queda de árvore em uma residência e danos em telhados em outras duas residências. Foi providenciada a
retirada da árvore e a cobertura das casas com lonas. - Paulo Bento: informa danos em três residências no interior. Lonas foram entregues aos atingidos.
- Pejuçara: informa dano em telhado de uma residência.
- Porto Xavier: informa danos em telhados de 14 residências e lavouras afetadas pelo granizo.
- Santa Cruz do Sul: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar atuaram na retirada de pessoas em locais de risco.
- Santa Maria: informa alagamentos em residências nos bairros Lídia, Parque Pinheiro Machado e Santa Marta, e alagamento por problemas de infiltração em cobertura na Unidade de Pronto Atendimento, molhando rede elétrica e equipamentos das salas de Emergência e Raio X. Serviço mantém atendimento com realocação.
- Santo Ângelo: informa queda de árvore em uma residência, com entrega de lona para a família atingida.
- Segredo: informa danos em telhados de residências. Entrega de lonas está sendo providenciada.
- Soledade: informa danos em telhados de 15 residências. Lonas foram entregues aos atingidos, bem como o cadastro para aquisição de telhas.
- Tapejara: informa período de ausência de energia elétrica pela manhã de domingo e danos em telhados de três residências, com entrega de lonas para os atingidos.
- Tramandaí: informa danos em telhados de quatro residências. Lonas foram entregues aos atingidos.
- Uruguaiana: informa queda de árvore sobre garagem e galhos caídos na área urbana da cidade.
- Vanini: informa danos em telhados de 17 residências. Lonas foram entregues aos atingidos.

