By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Terapia celular promete liberar diabéticos das injeções diárias de insulina 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Terapia celular promete liberar diabéticos das injeções diárias de insulina 
outros

Terapia celular promete liberar diabéticos das injeções diárias de insulina 

Última atualização: 7 de julho de 2025 09:59
Published 7 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Após injeção única de células transplantadas, 10 dos 12 participantes do estudo pararam de tomar insulina externa  Saúde, Células-tronco, Diabetes, terapia hormonal CNN Brasil

Contents
Leia maisMicroplásticos são encontrados no sêmen humano, dizem cientistasImplante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUSMamografia 3D? Saiba mais sobre novo exame para detectar câncer de mama103 anos injetando insulinaAvanços e desafios para a terapia celular da diabetes tipo 1

Em um estudo recente, que pode ser considerado transformacional, uma equipe de cientistas, liderada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, apresenta uma terapia celular inédita para diabetes tipo 1 que pode eliminar a necessidade de injeções de insulina.

Publicada no New England Journal of Medicine, a pesquisa oferece uma esperança real para os mais de oito milhões de pessoas que vivem globalmente com essa condição, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, representando o que podemos chamar de cura funcional da doença.

Leia mais

  • Microplásticos são encontrados no sêmen humano, dizem cientistas

    Microplásticos são encontrados no sêmen humano, dizem cientistas

  • Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

    Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

  • Mamografia 3D? Saiba mais sobre novo exame para detectar câncer de mama

    Mamografia 3D? Saiba mais sobre novo exame para detectar câncer de mama

Diferente do hormônio que precisa ser tomado antes de todas as refeições pelo resto da vida, o tratamento chamado zimislecel é administrado uma única vez. É como um “transplante microscópico” feito com infusão única de células pancreáticas (uma versão artificial das ilhotas de Langerhans).

Considerada um marco na medicina regenerativa, as células criadas a partir de células-tronco não são apenas “parecidas” com as ilhotas naturais, mas são indistinguíveis delas, segundo o estudo. E, uma vez no corpo, são funcionalmente idênticas, detectando glicose, produzindo insulina e regulando hormônios.

Como essa insulina não é sintética, mas sim produzida pelo próprio organismo da pessoa, isso significa que o corpo volta a funcionar como se nunca tivesse tido diabetes. Um ano após o tratamento, 10 dos 12 participantes não precisavam mais de insulina suplementar.

Em entrevista à CNN Brasil, a médica Andressa Heimbecher, doutora em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP), avalia que, apesar de estar na fase 2 e ainda com poucos pacientes, a expectativa é de que em cerca de 10 anos tenhamos uma terapia segura, replicável e em escala planetária.

103 anos injetando insulina


pessoa-injetando-insulina
A insulina injetável não se ajusta automaticamente às necessidades do momento, provocando picos e vales glicêmicos

Pesadelo diário para milhões de pessoas no mundo, o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune porque o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói as células produtoras de insulina. Sem esse hormônio produzido pelo pâncreas, o açúcar fica no sangue e as células morrem de fome.

A insulina do pâncreas de cães, porcos e bovinos tem sido usada pelos humanos desde 1922. Atualmente, monitores contínuos de glicose e bombas de insulina ajudam pacientes a rastrear o açúcar sanguíneo e ajustar suas doses. Mas essas ferramentas não conseguem evitar completamente os picos de glicose.

Como a insulina injetável não se ajusta automaticamente às necessidades do momento, picos muito altos de açúcar (hiperglicemia) podem causar danos renais, nervosos e oculares, enquanto níveis muito baixos podem provocar desmaios ou morte.

Em 2023, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou uma terapia usando células pancreáticas de doadores falecidos para substituir as células produtoras de insulina perdidas. Mas, como os pacientes geralmente precisam de infusões de vários pâncreas, a abordagem é limitada.

Por isso, a farmacêutica norte-americana Vertex desenvolveu um método para cultivar células de ilhotas pancreáticas em laboratório usando células-tronco humanas. Essas ilhotas cultivadas contêm células beta produtoras de insulina que se instalam no fígado, não no pâncreas.

Para Heimbecher, “o grande marco do estudo é usar células-tronco diferenciadas para se tornarem ilhotas”. Além disso, explica a especialista, elas são colocadas no corpo para se transformarem ”em uma célula eficiente e funcional, que passa a entregar a regulação da insulina”.

No ensaio clínico atual com 14 pessoas, os médicos injetaram centenas de milhões de células laboratoriais nas veias dos participantes. Elas começaram a funcionar imediatamente, detectando o açúcar sanguíneo e produzindo insulina natural.

Avanços e desafios para a terapia celular da diabetes tipo 1


médicos-comemorando
Os pesquisadores planejam solicitar aprovação regulatória para a terapia em 2026. • Freepik

Segundo Andressa, embora essa forma inédita de transplante ainda vá prosseguir para outras fases de estudos — e recrutar mais pacientes — “ela é uma grande esperança no tratamento do diabetes tipo 1 e, quando a gente tem o controle regulado pelo próprio pâncreas, é uma vida ‘com normalidade do controle da insulina’”.

Durante o estudo da Vertex, os pacientes demonstraram boa tolerância geral à terapia celular inovadora. Contudo, os pesquisadores registraram duas mortes não relacionadas ao tratamento e diversos efeitos adversos. Uma foi por complicações cirúrgicas e a outra resultou de lesão cerebral preexistente.

Esses efeitos colaterais observados no estudo, como diarreia, cefaleia, náuseas e infecções por COVID-19 são resultado principalmente dos medicamentos imunossupressores. Como qualquer transplantado, os pacientes têm que enfraquecer seu sistema imune para que ele não rejeite suas ilhotas “alienígenas”.

O problema é que a imunossupressão apresenta riscos significativos, afirma a dra. Andressa. Dessa forma, o protocolo de infusão de células se torna “uma grande receita de bolo”, diz a especialista. “Como fazer para que essa célula funcione bem nesse pâncreas com um mínimo de efeitos adversos?”, diz.

De olho nessa receita, a Vertex ampliou o estudo para incluir 50 pacientes totais, sendo que quase todos receberam sua dose terapêutica. Os pesquisadores aguardam dados completos desses participantes e planejam solicitar aprovação regulatória para a terapia em 2026.

Diabetes tipo 1 e 2: diferenças e principais sintomas

 

You Might Also Like

Ana Hickmann deixa mensagem para Edu Guedes: “Cada dia conta”

Receita Federal publica dois novos editais e reduz piso para a transação individual

Xabi Alonso e Courtois exaltam Modric após despedida amarga no Mundial 

Eduardo Bolsonaro atribui tarifas de Trump ao diálogo com autoridades dos EUA

Coritiba defende liderança da Série B contra o CRB, dono de bom retrospecto 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

André Marques abre o jogo sobre The Voice no SBT e volta ao Vídeo Show

1 de março de 2025
Pai mata namorado de filha a golpes de faca após briga de bar no DF
Guardiola diz estar confiante em classificação do City para a Champions 
Copom antecipa alta inferior a 1 ponto na Selic, após subir a taxa para 14,25% ao ano
Avião que caiu em Gramado saiu de Canela e iria para Jundiaí, diz Infraero 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?