By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Teste de comprovação de sexo gera confusão antes do Mundial de Atletismo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Teste de comprovação de sexo gera confusão antes do Mundial de Atletismo 
outros

Teste de comprovação de sexo gera confusão antes do Mundial de Atletismo 

Última atualização: 15 de agosto de 2025 16:47
Published 15 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Atletas de Canadá e França correm contra o tempo para realizarem testes válidos para a World of Athletics  Outros Esportes, -agencia-reuters-, Atletismo, CNN Esportes, outros esportes CNN Brasil

Contents
Leia MaisLiverpool faz homenagem a Diogo Jota e irmão na estreia da Premier LeagueIlhas Marshall fazem história com primeira partida de futebol internacionalSensação com raízes em Hollywood, Wrexham bate recorde em nova contrataçãoTeste aprovado em março

Atletas do Canadá e da França enfrentam dificuldades para cumprir a exigência da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) de realizar testes genéticos que comprovem o sexo biológico, diante da aproximação do prazo final em 1º de setembro para participação no Campeonato Mundial de Atletismo.

No caso do Canadá, atletas do sexo feminino foram informadas de que os testes genéticos recentemente realizados não atendem aos critérios estabelecidos pela entidade máxima do atletismo mundial, o que as obrigará a repetir o procedimento com urgência.

A Athletics Canada contratou a empresa Dynacare para realizar os testes do gene SRY — utilizados na determinação do sexo biológico — durante o último Campeonato Nacional. No entanto, em e-mail enviado esta semana aos atletas, e obtido pela agência Reuters, a federação afirmou que a Dynacare “nos informou que os kits de teste fornecidos não estavam em conformidade com os padrões exigidos”.

O diretor-executivo da Athletics Canada, Mathieu Gentes, afirmou na sexta-feira que a entidade “está fazendo tudo ao seu alcance, em benefício dos atletas, para garantir que cumpramos o prazo estabelecido pela World Athletics”.
“Trata-se de uma situação em constante evolução, que estamos enfrentando em tempo real”, declarou. “Estamos trabalhando em soluções para apoiar atletas localizados em diferentes partes do mundo.”

Segundo a federação canadense, a Dynacare, que não se pronunciou imediatamente, já está enviando novos kits de teste às atletas residentes no Canadá e nos Estados Unidos, juntamente com os locais credenciados para coleta.

Na França, a situação é ainda mais delicada. A Federação Francesa de Atletismo (FFA) pretendia realizar os testes durante o campeonato nacional, mas foi impedida após os Ministérios da Saúde e do Esporte declararem que tais procedimentos são ilegais no país, conforme a Lei de Bioética Francesa, em vigor desde 1994.

“Como resultado, nenhuma ação foi realizada”, disse a FFA, em nota enviada à Reuters. “A federação confia na capacidade da World Athletics de encontrar rapidamente uma solução e garantir que as atletas francesas possam competir em condições ideais nas competições internacionais.”

Jackie Brock-Doyle, diretora de Projetos Especiais da World Athletics, afirmou que a entidade está colaborando com a FFA para possibilitar que as atletas francesas realizem os testes durante competições fora da França ou nos campos de treinamento prévios ao Mundial.

Ainda de acordo com Brock-Doyle, a World Athletics está em contato com as federações da Polônia, Bélgica e Suíça para viabilizar a testagem das atletas que participarão das quatro etapas restantes da Liga Diamante nesses países.

Leia Mais

  • Liverpool faz homenagem a Diogo Jota e irmão na estreia da Premier League

    Liverpool faz homenagem a Diogo Jota e irmão na estreia da Premier League

  • Ilhas Marshall fazem história com primeira partida de futebol internacional

    Ilhas Marshall fazem história com primeira partida de futebol internacional

  • Sensação com raízes em Hollywood, Wrexham bate recorde em nova contratação

    Sensação com raízes em Hollywood, Wrexham bate recorde em nova contratação

Teste aprovado em março

A exigência do teste para verificar se uma atleta é biologicamente do sexo feminino foi aprovada em reunião do conselho da World Athletics em março deste ano.

“Todas as federações sabiam, desde março, que introduziríamos o teste do gene SRY”, afirmou Brock-Doyle à Reuters. “Durante a coletiva de imprensa, fomos questionados se isso já valeria para o Campeonato Mundial, e dissemos que sim, essa era nossa intenção.”

Na ocasião, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, declarou: “O processo é bastante direto, francamente muito claro, e é de grande importância. Iremos selecionar um provedor de testes e trabalhar nos prazos.”

Os detalhes específicos do teste foram anunciados em 31 de julho. Em comunicado, Coe defendeu a medida como essencial para a equidade no esporte:
“É extremamente importante, em um esporte que busca constantemente atrair mais mulheres, que elas tenham a certeza de que não há um teto biológico invisível. O teste de verificação do sexo biológico é um passo fundamental para garantir isso.”

Brock-Doyle afirmou ainda que a World Athletics não teme que atletas femininas fiquem fora do Mundial, previsto para ocorrer entre 13 e 21 de setembro em Tóquio, por não conseguirem realizar o teste dentro do prazo estabelecido.

Ela estimou que entre 40% e 50% das atletas já tenham sido testadas. Segundo a dirigente, aquelas que concluírem o exame, mas ainda aguardarem o resultado após o prazo, poderão competir normalmente no Japão.
“Nem todos os resultados estarão disponíveis a tempo, pois em alguns países o processamento pode levar duas ou três semanas”, explicou.

Resultados adversos — e o possível impacto no desempenho dessas atletas no campeonato — serão analisados posteriormente.

Por fim, Brock-Doyle refutou críticas de que os regulamentos sobre testagem genética foram implementados de forma apressada.
“Seria melhor se tivéssemos tido um pouco mais de tempo? Talvez. Mas escolhemos o Mundial porque ele reúne mais de 80% das atletas de elite do nosso esporte.”

F1 lista os 20 melhores pilotos da história com apenas um brasileiro

 

You Might Also Like

Rodada dupla agita o domingo na ATP CH 125 em Costa do Sauípe; confira

Projeto propõe fechar comércios que vendam remédios falsos no DF

Cidade tem eleição neste domingo após prefeito ser cassado por relação com Comando Vermelho

Saiba detalhes do encontro entre Lula e o presidente da FIFA

Atitude de Neymar com Ana Castela em programa ao vivo repercute na web: “Duro”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Chocolate amargo tem novo benefício para saúde; saiba qual

19 de maio de 2025
Sport x Palmeiras: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
Daniel Mariano, sobrinho de Fernando, ex-Internacional, morre aos 18 anos 
Bilbao reforça segurança para receber ingleses na final da Europa League 
Netflix revela data de estreia do terror “O Troll da Montanha 2” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?