A Justiça do Distrito Federal converteu em preventiva, nessa terça-feira (28/1), a prisão em flagrante de Diogo Aparecido Barbosa, 39 anos. Ele foi flagrado na BR-060, na altura do Recanto das Emas, com 22 tijolos de cocaína avaliados em R$ 1 milhão. Além de tráfico de drogas, ele responderá por porte ilegal de arma de fogo.
Na audiência de custódia, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se manifestou pela regularidade do flagrante e pela conversão da prisão preventiva. A defesa do custodiado solicitou a concessão da liberdade provisória.
O juiz entendeu que há fundamentos concretos para a manutenção da prisão do indiciado. Dessa forma, o magistrado constatou a existência de indícios de que o indiciado seja, em tese, o autor das condutas.
Dentre os objetos encontrados, chamou atenção uma arma Taurus e munições de vários tipos. Também foi apreendida grande quantidade de cocaína, devidamente embaladas em tabletes nas cores verde e amarelo, cada uma tendo o desenho de um tubarão e com a inscrição “Peixe Bravo Peruano”. Os policiais encontraram ainda uma balança de precisão.
O magistrado pontuou que o autuado possui condenações definitivas, dentre elas por uso de documento falso e posse irregular de arma de fogo. “Os fatos apurados evidenciam periculosidade e caracterizam situação de acentuado risco à incolumidade pública, suficientes para justificar a segregação cautelar como medida necessária, suficiente e adequada para conter o ímpeto delitivo”, afirmou.
O juiz ainda ressaltou que a prisão preventiva é necessária para garantia da ordem pública: “Seja pela gravidade em concreto dos fatos apurados, seja para impedir a reiteração criminosa”. Com a determinação, o inquérito foi encaminhado para 2ª Vara de Entorpecentes do DF, onde irá prosseguir o processo.
Homem preso com cocaína avaliada em R$ 1 milhão
Diogo Aparecido Barbosa Santos foi interceptado na BR-060, nessa segunda-feira (27/1), com uma mulher e uma criança de 7 anos. O casal voltava de Goiânia quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dentro do carro, os agentes da PRF encontraram 24 kg da droga.
Em abril de 2016, Diogo Barbosa foi preso por policiais militares da Rotam na QR 502 de Samambaia (DF). Ele estava guardando um objeto em um carro.
Durante a abordagem, os militares encontraram uma pistola com três munições intactas, algema, faca, lanterna de choque e um simulacro de pistola.
Na época, ele disse que estava fazendo um “bico” de segurança para um amigo agente penitenciário. O colega foi até o local e disse que era de Goiás, mas foi constatado que a identidade e um registro de uma pistola calibre 380 dele eram falsos.