Esquema prevê patrulhamento coordenado entre forças de segurança, varredura de bombas e comando anti-drones durante conferência do clima em novembro Nacional, -transcricao-de-videos-, Meio ambiente, Segurança CNN Brasil
A Polícia Federal revelou detalhes do planejamento de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá entre 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará.
Em entrevista ao Bastidores CNN, Marco Berzoini Smith, delegado da Polícia Federal, explica esquema que inclui uma operação coordenada entre diferentes forças de segurança. O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), a Marinha e a Polícia Militar do Pará se revezarão no monitoramento de diferentes trechos do rio em horários específicos.
“A atuação está sendo conjunta e exemplar”, explica o delegado. Ainda, há um foco especial na garantia do direito à manifestação durante o evento. “Nas últimas COPs nós não tivemos isso, por conta da pandemia de Covid-19 ou por terem sido realizadas em países não abertos a protestos”.
Medidas preventivas de segurança
O plano de segurança contempla diversos aspectos preventivos, incluindo varredura antibombas e implementação de um comando específico para controle de drones. “Do ponto de vista da segurança, toda e qualquer ameaça possível foi objeto de discussão”, destaca Berzoini. ” E todos os aspectos da segurança pública foram pensados e planejados, e serão executados no decorrer da COP30″.
A coordenação das ações de segurança envolve múltiplos órgãos, incluindo a Casa Civil e o Ministério das Relações Exteriores, demonstrando uma abordagem integrada para garantir a segurança do evento internacional.

