Ator deu vida a Jim Lovell em adaptação para o cinema Entretenimento, #CNNPop, Apollo 13, Cinema, Morte, Tom Hanks CNN Brasil
Tom Hanks está homenageando o herói da vida real que ele interpretou em um popular filme vencedor do Oscar.
Após a morte do astronauta Jim Lovell ser anunciada na sexta-feira (8), Hanks compartilhou uma emocionante postagem em seu Instagram, escrevendo: “Existem pessoas que ousam, que sonham e que levam outros a lugares que não iríamos por conta própria.”
“Jim Lovell, que por um longo tempo havia ido mais longe no espaço e por mais tempo do que qualquer outra pessoa em nosso planeta, era esse tipo de pessoa”, Hanks acrescentou na postagem.
O ator interpretou Lovell no filme “Apollo 13”, de 1995, dirigido por Ron Howard. O filme conta a história da fracassada missão espacial lunar de Lovell, que quase custou a vida dele e de sua tripulação em 1970.
A missão Apollo 13 teria sido a terceira aterrissagem tripulada bem-sucedida da NASA na Lua, mas durante a missão, que levava a bordo Lovell e os astronautas John Swigert Jr. e Fred Haise Jr., um tanque de oxigênio localizado no módulo de serviço da tripulação explodiu quando eles estavam a cerca de 200.000 milhas (322.000 quilômetros) da Terra.
Lovell notavelmente transmitiu a notícia para o controle da missão, dizendo a famosa frase: “Houston, nós tivemos um problema“. A fala foi imortalizada por Hanks no filme “Apollo 13”, que também foi coestrelado por Gary Sinise, Kevin Bacon, Ed Harris, Kathleen Quinlan e o falecido Bill Paxton.
Com os danos que desativaram a fonte de energia e outros suprimentos de suporte de vida, a tripulação do Apollo 13 teve que abandonar abruptamente sua jornada à superfície lunar e usar diversas queimas de motor para dar a volta no lado oculto da Lua e se colocar em uma rota de volta para a Terra.
A tripulação de três pessoas fez um pouso no mar de alto risco no sul do Oceano Pacífico cerca de três dias após a explosão do tanque, marcando a conclusão do que ficou conhecido como o “fracasso bem-sucedido” das missões Apollo.
“Suas muitas viagens ao redor da Terra e a tão perto da Lua não foram feitas por riquezas ou celebridade, mas porque desafios como esses são o que alimentam o curso de estar vivo – e quem melhor do que Jim Lovell para fazer essas viagens“, escreveu Hanks em sua homenagem. “Nesta noite de lua cheia, ele passou – pelos céus, pelos cosmos e pelas estrelas. Vá com Deus na sua próxima viagem, Jim Lovell.”
Lovell morreu aos 97 anos na quinta-feira em Lake Forest, Illinois, de acordo com um comunicado de imprensa da NASA, conforme relatado anteriormente pela CNN. A causa da morte não foi anunciada.
Ele fez uma breve participação especial no filme como o capitão do USS Iwo Jima, o navio da Marinha que resgatou a tripulação da Apollo 13 após o pouso no mar.
“Apollo 13” foi indicado a nove Oscars, incluindo melhor filme, e venceu dois, nas categorias de “Melhor Edição” e “Melhor Som”.
Clássico dos anos 1980, “Sociedade dos Poetas Mortos” chega ao streaming