Frank Ilett já está há mais de 320 dias sem cortar o cabelo devido ao mau desempenho do time inglês. Ele começou o desafio em outubro do ano passado Futebol Inglês, -traducao-ia-, CNN Esportes, Futebol internacional, Manchester United, Premier League CNN Brasil
Para qualquer torcedor do Manchester United atualmente, o desempenho do time seria motivo para muitos arrancarem os cabelos.
Mas o torcedor dos Red Devils Frank Ilett não pode fazer isso; ele não pode puxá-lo, raspá-lo ou cortá-lo. Na verdade, quanto pior seu time joga, mais longo o cabelo fica. A impressionante quantidade de cabelo no topo de sua cabeça deve tudo aos chocantes resultados do time em campo.
Quando a CNN Sports conversou com Ilett em sua casa na Espanha recentemente, já haviam se passado 324 dias desde que ele deu a si mesmo um corte raspado na frente do espelho, embarcando em uma incerta aventura capilar.
“Em outubro, comecei o desafio de não cortar meu cabelo até que o Manchester United vencesse cinco jogos seguidos”, ele explicou. “Pensei que seria apenas uma diversão por alguns meses e, obviamente, durou muito mais do que o esperado.”
Ver o cabelo crescer é como ver tinta secar, mas se você navegar pelo canal do TikTok de Ilett “theunitedstrand”, verá como sua aparência se transformou drasticamente de um corte arrumado para um volumoso penteado, uma trama emaranhada na qual ele agora pode esconder coisas como uma maçã ou uma vela acesa.
“Não tentem isso em casa”, ele advertiu, apagando a vela em frente à câmera no dia 225.
Outrora o clube mais invejado da Inglaterra com 13 títulos da Premier League, o United perdeu seu brilho nos últimos anos.
Quando Ilett começou seu desafio no outono passado, o time estava nos momentos finais do comando do técnico Erik ten Hag. Ele teve a ideia para trazer um pouco de alívio cômico.
“Eu só queria fazer os outros torcedores do United rirem em um momento difícil. Não esperava que fosse tão difícil”, declarou.
“Quase optei por três vitórias seguidas e, sabe como é, sendo eu mesmo na época, me sentindo otimista, pensei: ‘Três é muito fácil, não é?’ Então, achei que precisava tornar um pouco mais desafiador, senão as pessoas não se interessariam.”
Como se descobriu, três teria sido fácil. Vitórias contra Rangers e Steaua Bucharest na Europa League em ambos os lados de uma vitória na Premier League contra o Fulham o teriam levado ao barbeiro no final de janeiro.
Em vez disso, ele agora está enfrentando a realização de que pode não cortar o cabelo novamente por muito tempo. Seu compromisso é simples: A sequência de jogos pode vir em qualquer competição, desde que sejam competitivos.
“Não contei os amistosos de pré-temporada durante o verão, não que isso teria feito diferença”, ele explicou (o United venceu apenas dois de seus sete amistosos).
“Foi um início de temporada um pouco difícil”, um eufemismo que ele admitiu depois que o clube inglês conquistou apenas um ponto em suas duas primeiras partidas.

As coisas pioraram dois dias depois de falar com a CNN Sports quando o United foi derrotado na Copa da Liga pelo clube da quarta divisão Grimsby Town, possivelmente o mais sombrio de todos os resultados na história lendária do clube.
Para enfatizar o triste estado das coisas, Ilett atualizou seus seguidores sobre outro dia ruim para o cabelo de dentro de um chuveiro ligado, suas mechas emaranhadas caindo até as maçãs do rosto. “Ainda no zero”, ele disse sem emoção enquanto um filete de água escorria da ponta de seu nariz.
O United não se classificou para nenhuma competição europeia nesta temporada e o fiasco contra o Grimsby significa que o calendário de jogos está definido até a FA Cup em janeiro. Ilett tem analisado a programação.
“Olhei um pouco mais adiante, e acho que há um grupo de jogos entre o final de novembro e meados de dezembro que parecem bastante vencíveis”, Ilett sugeriu esperançosamente.
Ele não disse isso com muita convicção, no entanto, e o fato de não poder nomear nenhuma das partidas sugere que ele já pode ter desistido de um alívio rápido.
“Teremos que ver se isso será arruinado ou se serei ajudado de alguma forma. Há vários times que você esperaria ver na metade inferior da tabela”, disse.
A sequência de partidas a que ele se refere é contra Everton, Crystal Palace, West Ham, Wolves, Bournemouth e Aston Villa; um fato que ele esqueceu de mencionar é que o próprio Manchester United terminou em 15º lugar na temporada passada.
In loco no quinto jogo
Ainda assim, o torcedor continua sonhando com o dia em que os Red Devils darão a volta por cima
Se eles conseguirem vencer quatro jogos seguidos, então a quinta partida seria como sua própria “minifinal da Champions League”. Quando isso acontecer, ele planeja comparecer ao quinto jogo pessoalmente, mas admite que se chegassem tão perto e depois fracassassem, seria “absolutamente devastador.”
Ilett diz que a parte mais difícil do seu desafio é o calor que agora é gerado pela quantidade de cabelo no topo de sua cabeça. “Está absolutamente fervendo”, lamentou.
Mas ele permanece comprometido, prometendo que não haverá corte até que o time consiga cinco vitórias consecutivas.

Enquanto isso, é mais provável que o técnico do United, Ruben Amorim, seja demitido antes que Ilett corte o cabelo, dado o atual estado das coisas sob comando do treinador português. O próprio Amorim até admitiu que pode desistir em breve, dizendo após a derrota para o Grimsby:
“Às vezes, quero desistir, às vezes quero ficar aqui por 20 anos, às vezes odeio meus jogadores, às vezes amo meus jogadores.”
É difícil saber quando Frank Ilett finalmente se sentará em uma cadeira de barbeiro, mas quando o fizer, o profissional certamente terá muito trabalho pela frente.
Nesse momento, seu cabelo também pode ter ficado grisalho, se não pela idade, então simplesmente pelo estresse de ter que assistir ao Manchester United jogar futebol.
Premier League: Estêvão vira o mais jovem do Chelsea a dar assistência