A Toyota quer se tornar referência na China, em especial, no segmento dos carros eletrificados. E para isso irá utilizar expertise local através de parcerias com grandes nomes da indústria automobilística e tecnológica do país.
O seu carro-chefe para o mercado chinês será o sedã elétrico bZ7, desenvolvido em parceria com a GAC, uma das maiores montadoras chinesas e que recentemente também chegou ao Brasil.
A colaboração é fruto de uma joint venture entre as duas empresas. Ambas anunciaram, durante o Dia da Tecnologia Toyota de 2025 na China, que irão trabalhar em duas novas plataformas para veículos de novas tecnologias, ou seja, híbridos plug-in, elétricos puros e elétricos com extensor de alcance.

A primeira plataforma será destinada a carros compactos e médios, com comprimento total de até 5 m. A outra, que dará origem ao bZ7, comportará modelos maiores, que medem acima de 5,30 m de comprimento.
A GAC Toyota anunciou também o “chassi digital inteligente”. Alimentado por uma inteligência artificial, o sistemas do carro é capaz de identificar as condições da estrada e ajustar automaticamente os amortecedores eletromagnéticos e a suspensão a ar de câmara dupla para proporcionar uma condução mais confortável.
Para além dos carros, a GAC quer expandir o uso de IA para integrar suas áreas de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, inspeção de qualidade e logística. Entretanto, não ficou claro se essas melhorias seriam compartilhadas também com a Toyota ou ficaria restrito à empresa chinesa.
Voltando ao bZ7, o sedã também terá o “dedo” de outras grandes empresas chinesas. O sedã será o primeiro a usar o novo trem de força DriveONE da Huawei. A diferença dessa motorização para as outras é que ela integrará o motor, o MCU e o inversor em uma única unidade, diferente do que ocorre usualmente.

O cockpit inteligente também será fornecido pela Huawei. O sistema chamado Huawei Hongmeng oferece aplicativos nativos e opções de conectividade ao motorista. Além disso, sabe-se também que o bZ7 será equipado com um LiDAR, o que indica que ele terá recursos ADAS avançados.
O bZ7 também terá um assistente virtual avançado. Segundo noticiou a agência chinesa Sohu, entre 2026 e 2027, ele se comportará como um “mordomo atencioso”. Com o passar do tempo, até 2028, ele será capaz de responder intuitivamente às necessidades do usuário, tornando-se um “parceiro simbiótico”, podendo até “ler o coração das pessoas”.
A terceira parceria é com a Xiaomi. Apesar de já produzir seus próprios carros, a empresa de tecnologia será responsável pelos sistemas de áudio do bZ7 e pelo sistema de intercomunicação entre os passageiros, usando as telas e câmeras embutidas na cabine.
O bZ7 foi mostrado ao público há pouco tempo, no mês de abril. Mas seu lançamento já está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Na China, a intenção é que ele torne-se um concorrente direto — e mais acessível — ao Tesla Model S.