By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tração dianteira é melhor que traseira? Veja como cada carro reage no limite
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tração dianteira é melhor que traseira? Veja como cada carro reage no limite
outros

Tração dianteira é melhor que traseira? Veja como cada carro reage no limite

Última atualização: 4 de setembro de 2025 17:41
Published 4 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Um vídeo que flagra um Porsche 911 colidindo de frente com um carro estacionado em uma avenida em Goiânia (GO) viralizou recentemente. A imagem mostra o motorista do Porsche acelerando forte ao sair de uma rotatória até que perde o controle.

Nos comentários, a falta de habilidade do motorista com um carro de tração traseira é apontada como a causa, mas o carro derrapou de frente e não de traseira, como é usual em um carro com tração traseira e essa reportagem te explica o porquê.

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

QUATRO RODAS promoveu um teste em pista molhada para exemplificar a diferença do comportamento dinâmico de um carro com tração traseira e de outro com tração dianteira em uma situação crítica em curva. Para fazer isso em segurança, solicitamos à General Motors a utilização do CPCA (Campo de Provas da Cruz Alta), o maior centro de testes automotivos do hemisfério sul.

  • Relacionadas
  • Auto-serviçoTração 4WD e AWD: entenda a diferença entre os dois tipos de tração22 jul 2025 – 19h07
  • Auto-serviçoCorreio Técnico: Por que a maioria dos SUVs e picapes têm tração traseira?30 dez 2019 – 07h12
  • Auto-serviçoCorreio técnico: por que quase não há SUVs apenas com tração traseira?6 jul 2018 – 11h07

A pista utilizada foi a Área de Teste de Dinâmica Veicular (VDTA), também conhecida como Black Lake: vista do alto, parece ser um grande lago negro devido à cor escura do asfalto. Essa impressão aumenta quando o asfalto é molhado para a realização de testes de estabilidade. Esta área total de 120.000 m² (o equivalente a cerca de 18 campos de futebol) tem um sistema de irrigação em suas extremidades.

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Para o teste, mais de 100.000 litros de água de reúso foram despejados no asfalto para que a lâmina d’água chegasse aos 2 milímetros, de forma a simular uma situação em que há perda de aderência dos pneus.

Continua após a publicidade

O Chevrolet Camaro, mesmo fora de linha no Brasil desde 2024, representou os carros com tração traseira. É um legítimo muscle car, com motor V8 6.2 de 461 cv. Para representar os carros com tração dianteira, selecionamos o Chevrolet Equinox Activ, cuja tração integral só é ligada pelo motorista ou por meio de modos de condução para situações de baixa aderência. Seu motor é um 1.5 turbo com 177 cv.

A intenção desta reportagem é orientar o leitor sobre quais ações devem ser tomadas ao volante para evitar um acidente em uma situação de perda de aderência em pista molhada ou até mesmo seca, e esclarecer como o eixo de tração muda o comportamento dos carros.

Independentemente da tração ser dianteira ou traseira, todos os automóveis são desenvolvidos para que, no limite de aderência, como numa curva rápida, a tendência seja escorregar de frente no sentido da área externa da curva, um comportamento também conhecido como subesterçante, em vez de escorregar a traseira, como fazem os carro com tendência sobresterçante.

Reação tração dianteira e traseira

–

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

“A eletrônica embarcada combinada com o acerto da suspensão são capazes de controlar o veículo para ‘sair’ de frente independente da sua tração e isso ocorre por uma questão de segurança”, afirma Mario Pinheiro, especialista em dinâmica veicular da SAE Brasil, Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Pinheiro ressalta que quando o carro é subesterçante (escorrega de frente) é mais fácil voltar para a trajetória original. pois a ação necessária é intuitiva: parar de acelerar. “Nenhum fabricante quer colocar o seu cliente em uma situação de risco iminente de acidente, portanto se a maneira mais fácil de sair de uma situação crítica é com o carro ‘saindo’ de frente é essa condição que será favorecida pela eletrônica”, diz Pinheiro.

Um carro com tração traseira com todos os seus controles eletrônicos ativados só vai sair de traseira se for provocado, seja virando rápido o volante, seja com uma forte aceleração na curva. Nós provocamos o Camaro.

–

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Reação tração dianteira e traseira

Na primeira volta no circuito molhado, o editor Henrique Rodriguez contornava a curva a cerca de 60 km/h com os controles de estabilidade (ESC) e tração (TC) ligados, quando virou rápido a direção e acelerou, e sentimos a frente do carro escorregar um pouco enquanto os pneus “cantavam”, mas bastou reduzir a velocidade para o carro voltar à sua trajetória original sem sustos.

A situação foi diferente quando os controles eletrônicos foram desligados. Ao entrar na curva na mesma velocidade, a reação aos mesmos comandos foi um giro de 360° com a traseira tomando o lugar da dianteira. Era uma situação já prevista e que ali só provocou frio na espinha, mas que na vida real poderia ter causado um acidente grave.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Na terceira volta, ainda com os controles desligados, Rodriguez seguiu à risca a orientação do engenheiro especializado em dinâmica veicular e, após entrar na curva, contraesterçou, ou seja, virou o volante na direção contrária da tangência e dosou o acelerador sem frear.

Continua após a publicidade

“Não é uma situação nada intuitiva, porque ao sentir que está perdendo a traseira é instintivo pisar no freio e segurar o volante a favor da tangência da curva, mas no carro de tração traseira (com os controles desligados) o indicado é fazer o oposto e por isso é tão complexo”, conta Rodriguez. Frear nesta situação deixa a traseira “leve”, dificultando a aderência.

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

De acordo com o engenheiro da SAE, a manobra de contraesterço exige muito treino e mesmo motoristas experientes podem se confundir quando são colocados à prova.

“É necessário também, nessa condição, retirar o pé do acelerador com suavidade, o movimento brusco é apenas no volante”, diz Pinheiro, que orienta, ainda, que pisar no freio em curvas nunca é indicado. “A frenagem propicia a transferência de massa para a dianteira do carro e essa condição só irá contribuir para que o mesmo saia de vez da trajetória e rode 360°.”

Continua após a publicidade

Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Reação tração dianteira e traseira
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Com o Equinox, no qual assumi a direção, não tivemos muitas emoções. Não houve perda de aderência contorndo a curva a cerca de 60 km/h e o carro seguiu a trajetória com tranquilidade. Porém, com os controles desligados, os pneus dianteiros derraparam e o carro começou a puxar para o lado de fora da curva: bastou aliviar o acelerador para o Equinox retomar a trajetória. “No carro com tração dianteira não precisa pisar no freio ou mexer no volante, é mais intuitivo que o motorista desacelere até retomar o controle”, orienta Pinheiro.

Simulamos situações extremas com pista molhada e controles eletrônicos desligados para exemplificar o comportamento de cada tipo de tração. Porém, o indicado é nunca desligar nenhum controle eletrônico para manter a segurança. Mas, caso haja perda de aderência com o piso, o leitor saberá como agir independente da tração, mas dependendo da velocidade não tem habilidade ou eletrônica que consigam segurar o carro.

Publicidade

You Might Also Like

Eike Batista aciona STF contra Toffoli por decisão que beneficia o BTG Pactual

Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH para bom motorista

Hegseth diz que forças dos EUA estão prontas para ordem de Trump sobre Irã 

Sem preguiça: dispositivo bloqueia redes sociais até usuário se exercitar 

Rybakina passa por Pegula e pega Sabalenka na final do Australian Open 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

O Tema 950 do STF e a imunidade parlamentar material

16 de outubro de 2025
Novo decreto sobre EaD: a opinião de 3 instituições de ensino 
Vitória terá que quebrar tabus históricos para se salvar da degola; saiba quais
Polícia procura por suspeito de três homicídios; crimes aconteceram nos últimos cinco dias
Motorista toma arma de bandido em assalto no trânsito e atira no ladrão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?