By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tráfico de animais: mais de 22,2 mil foram apreendidos em 2024 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tráfico de animais: mais de 22,2 mil foram apreendidos em 2024 
outros

Tráfico de animais: mais de 22,2 mil foram apreendidos em 2024 

Última atualização: 31 de janeiro de 2025 10:26
Published 31 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente da natureza brasileira todos os anos; estima-se que o lucro anual da atividade chegue a 20 bilhões de euros
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tráfico de animais: mais de 22,2 mil foram apreendidos em 2024 no site CNN Brasil.  Notícias (Nacional), -agencia-cnn-, Animais silvestres, busca e resgate CNN Brasil

Contents
Leia MaisVídeo: homem agride gatos e é procurado pela polícia em São PauloCães pitbulls são resgatados de maus-tratos em Curitiba; tutor é presoFilhote de onça-pintada mantida amarrada com coleira é resgatada em RoraimaOperações de resgate e repatriação

O combate ao tráficos de drogas, de armas e de pessoas estão sempre na mira das autoridades policiais. No entanto, outro crime voltado para o tráfico também está com atenção redobrada: o de animais silvestres.

O tráfico de espécies selvagens é, de acordo com a Comissão Europeia, o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, atrás apenas dos outros três citados. Estima-se que o lucro anual da atividade gire entre 8 bilhões a 20 bilhões de euros

E segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip), em torno de 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente da natureza brasileira todos os anos.

Em combate a essa atividade criminosa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal têm realizado operações contra traficantes e para resgate dos animais, inclusive com repatriação.

Em 2024, os dados do Ibama mostram que 22.287 animais silvestres foram apreendidos e encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), local responsável para receber os bichos e recuperá-los.

Os dados, extraídos do Sistema de Informações dos Cetas (SisCetas), que é gerido pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama, não incluem animais provenientes de entregas voluntárias. O número é referente a animais apreendidos em diversas situações, desde venda em feiras à repatriação por tráfico. Não há, porém, dados de 2023 para ter comparativo de aumento.

Leia Mais

  • Vídeo: homem agride gatos e é procurado pela polícia em São Paulo

    Vídeo: homem agride gatos e é procurado pela polícia em São Paulo

  • Cães pitbulls são resgatados de maus-tratos em Curitiba; tutor é preso

    Cães pitbulls são resgatados de maus-tratos em Curitiba; tutor é preso

  • Filhote de onça-pintada mantida amarrada com coleira é resgatada em Roraima

    Filhote de onça-pintada mantida amarrada com coleira é resgatada em Roraima

Operações de resgate e repatriação

A repatriação é um processo de devolução dos animais ao país onde são nativos. Após esse processo, os animais passam por cuidados veterinários e reabilitação. Só após esse último, é que equipe veterinária e outros profissionais responsáveis pela reabilitação podem afirmar se os animais têm condições de voltarem a viver livres na natureza.

Assim, sempre que um espécime nacional, mesmo que não seja ameaçado de extinção no Brasil, sair de um certo país para outro, o Ibama é notificado para saber se foi retirado do Brasil legalmente, se tem origem legal. Isso porque o Instituto incorporou em seus procedimentos as orientações da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies para avaliar e emitir Licenças de exportação/importação. Quando há a notificação – todo o animal que é transportado passa pela autoridade Cites nas aduanas –, o Instituto vai atrás do histórico do animal.

Quando não há origem legal, o Ibama resgata e repatria, como ocorreu em fevereiro do ano passado com 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear, que estavam no Togo, na África. Pelo fato de os animais estarem muito debilitados, o Instituto enviou, em caráter emergencial, duas médicas veterinárias e outros analistas ambientais para ajudar no trabalho de resgate. Os animais chegaram ao Brasil e foram para unidades de cuidados em estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Já em setembro passado, o Ibama apreendeu o total de 12 troféus de caça irregulares – sendo 11 cabeças de animais e uma ave taxidermizados – em uma residência pertencente a um caçador. A ação integrou a Operação Aqua Fortis, em parceria com a Polícia Federal, com foco no combate à lavagem de dinheiro proveniente da extração e do comércio ilegal de ouro em garimpos nos estados do Mato Grosso e do Pará.

Entre os itens encontrados estavam exemplares de espécies como hipopótamo, girafa, búfalo, gnu e leão. Apenas sete peças possuíam documentação regular de importação. O responsável pela residência ainda foi notificado a explicar a ausência de uma pele de zebra mencionada na documentação, mas que não se encontrava no local.

O Brasil é signatário da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites), que regula o comércio de espécies cujo tráfico representa risco à sua sobrevivência. Animais como leões e girafas são protegidos pela Convenção, o que exige que sua importação seja devidamente documentada e aprovada pelos países envolvidos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tráfico de animais: mais de 22,2 mil foram apreendidos em 2024 no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Nos EUA, Zelensky diz estar confiante em garantir a segurança da Ucrânia 

Trump pede que Zelensky desista da Crimeia e não se junte à Otan 

Filho de Neymar apoia pai após goleada do Vasco sobre Santos: ‘Dia difícil” 

Turista americana é esfaqueada em tentativa de roubo em Niterói 

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” vão ao 2º turno na Bolívia, apontam preliminares 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Interestelar” volta aos cinemas brasileiros em janeiro; saiba detalhes 

23 de dezembro de 2024
Acordo com México e Canadá pode sair nesta quarta, diz secretário de Trump 
Bolsonaristas preparam transmissão de ato pró-anistia; confira detalhes
Segurança que viralizou após aparecer cantando em show é apontado como líder de facção; assista
Veículos da Cruz Vermelha Internacional chegam a prisão na Cisjordânia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?