By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tragédia em clínica: MP diz que Conselho sobre Drogas ignorou ofício
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tragédia em clínica: MP diz que Conselho sobre Drogas ignorou ofício
outros

Tragédia em clínica: MP diz que Conselho sobre Drogas ignorou ofício

Última atualização: 1 de setembro de 2025 19:15
Published 1 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em uma nota divulgada nesta segunda-feira (1º/9), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) disse que o Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (Conen-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), ignorou um ofício enviado em junho, pedindo informações sobre a casa de reabilitação que pegou fogo e matou cinco pessoas.

Contents
Outros ofíciosLeia tambémPCDF não descarta crime de cárcere privado em incêndio que matou 5“Escutei gritos de socorro”, diz vizinho de clínica onde incêndio matou 5Imagens de drones mostram como ficou clínica após incêndio que matou 5Administração se manifesta sobre incêndio que matou 5 em clínica do DFEntenda

Segundo o MPDFT, o documento foi enviado em 27 de junho, solicitando, no prazo de 20 dias, a cópia da eventual licença de funcionamento ou o registro do instituto perante o conselho, os relatórios de fiscalização, vistoria técnica ou auditoria realizados nos últimos 24 meses. Também havia um pedido de informações sobre a composição técnica da equipe multidisciplinar da instituição e a possível existência de denúncias contra o estabelecimento.

Com a ausência de respostas e o incêndio ocorrido na instituição, o Ministério Público enviou um novo ofício para o Conen-DF com o pedido de informações, desta vez, com o prazo de 15 dias para resposta.

O órgão quer que o Conen-DF repasse informações a respeito do registro de funcionamento da clínica e os dados sobre a composição da equipe de enfermagem, incluindo o número de profissionais registrados, a qualificação técnica, a situação cadastral perante o conselho e o responsável técnico pela área de enfermagem.

O MPDFT também solicitou ao Conselho de Política sobre Drogas a cópia de relatórios de fiscalização realizados no local nos últimos 24 meses, as informações sobre denúncias, representações, processos ético-disciplinares ou sanções administrativas aplicadas ou em tramitação contra a unidade ou os profissionais que lá atuam, os dados sobre o atendimento prestado aos pacientes, as informações sobre eventual participação em programas de saúde pública ou convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS), além de outros dados que possam esclarecer a situação da clínica, especialmente considerando o incêndio ocorrido.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Sejus-DF, por meio do Conen-DF, disse que respondeu ao pedido de informações encaminhado pelo MPDFT. De acordo com a pasta, no documento, o Conen informou que a entidade não tem e sequer solicitou, registro no Cadastro de Entes e Agentes Antidrogas (CEAAD-DF), mantido pelo conselho.

“Em razão dessa ausência de registro, não há relatórios de fiscalização, vistorias técnicas, auditorias, denúncias ou sanções administrativas relacionadas à instituição que tenham chegado ao conhecimento deste conselho”, afirmou a nota.

O conselho ressaltou ainda que o ofício do MPDFT não mencionava denúncias ou violações atribuídas à entidade, “tampouco indicava endereço de funcionamento que possibilitasse a adoção de providências no âmbito deste conselho de políticas públicas”.

Outros ofícios

Por causa do incêndio, o Ministério Público também enviou ofícios para a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). O prazo para resposta é de 15 dias.

Leia também
  • Distrito Federal

    PCDF não descarta crime de cárcere privado em incêndio que matou 5
  • Distrito Federal

    “Escutei gritos de socorro”, diz vizinho de clínica onde incêndio matou 5
  • Distrito Federal

    Imagens de drones mostram como ficou clínica após incêndio que matou 5
  • Grande Angular

    Administração se manifesta sobre incêndio que matou 5 em clínica do DF

Para a Vigilância Sanitária, a promotoria requisitou informações sobre a situação sanitária da comunidade terapêutica, incluindo licenças, inspeções e eventuais irregularidades.

Já para o Corpo de Bombeiros, o ofício expedido solicitou um relatório detalhado sobre o incêndio, as informações sobre eventual liberação de funcionamento para o local e o histórico de vistorias e adequações de segurança contra incêndio.

Entenda

Cinco pessoas morreram no trágico incêndio no Instituto Terapêutico Liberte-se, na madrugada de domingo (31/8). Além dos cinco óbitos, houve 11 pessoas socorridas e levadas para hospitais, com sinais de intoxicação, ferimentos e queimaduras. Segundo a Secretaria de Saúde, na manhã desta segunda-feira (1º/9), duas vítimas seguiam internadas no Hospital da Região Leste (HRL) e sete no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Duas receberam alta.

As vítimas são:

  • Daniel Antunes Miranda, 28 anos;
  •  Darley Fernandes de Carvalho, 26 anos;
  • João Pedro Costa dos Santos Morais, 26 anos;
  • José Augusto Rosa Neres, 39 anos; e
  • Lindemberg Nunes Pinho, 44.

Imagens aéreas feitas pelo Metrópoles mostram a destruição provocada pelo incêndio. Visto de cima, é possível perceber o quanto o local foi tomado pelo fogo, que acabou destruindo grande parte do telhado da residência. Na clínica, residiam 46 dependentes químicos em recuperação.

O proprietário e diretor da clínica, Douglas Costa de Oliveira Ramos, 33, confessou, em depoimento à PCDF, que solicitou o alvará de funcionamento do local, mas a autorização não foi expedida ainda. O instituto também não obteve aprovação de licenciamento do Corpo de Bombeiros, que nem sequer fez a vistoria nas construções.

You Might Also Like

BBB 26: Jonas Sulzbach vence a Prova do Líder e define Vip e Xepa 

Cruzeiro sai na frente, mas leva virada do Coritiba pelo Brasileirão 

O Grande Debate: Como decisão de Dino sobre penduricalho impacta Congresso? 

Torcida do Corinthians manda recado de olho em clássico contra o Palmeiras 

BBB 26: Jonas vence a quarta Prova do Líder às vésperas do aniversário de 40 anos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

PF diz ser contra tirar medidas cautelares de ex-assessor de Bolsonaro 

27 de janeiro de 2025
O Grande Debate: PEC da blindagem é resposta ao Supremo? 
Prefeitura isola complexo de barracas após explosão em Madre de Deus; vídeo mostra destruição
Justiça condena homem que participou de racha e causou morte de PM
João Gomes ganha primeiro Grammy Latino da carreira 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?