By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tratamento da menopausa aumenta a qualidade de vida da mulher
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tratamento da menopausa aumenta a qualidade de vida da mulher
outros

Tratamento da menopausa aumenta a qualidade de vida da mulher

Última atualização: 25 de agosto de 2025 11:20
Published 25 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Com o crescimento da expectativa de vida das mulheres ao longo dos anos, faz-se necessário adotar meios de aumentar a qualidade de vida dessa população, defendem especialistas. Nesse cenário, os cuidados com a menopausa se destacam como essenciais, assim como a importância de agilizar o processo de aprovação de novos medicamentos e ampliar as opções terapêuticas. Tais mudanças fariam diferença na vida das mulheres atendidas tanto no sistema público quanto na saúde suplementar.

O assunto, que vem ganhando espaço nos últimos anos, ainda enfrenta resistência e as brasileiras estão entre as que mais sofrem impactos negativos da menopausa, segundo a Astellas. Estudo da farmacêutica aponta que 8 em cada 10 mulheres do país que estão ou já passaram por esta fase vivenciaram  sentimentos psicológicos adversos.

Além disso, o estudo mostrou que 99% das mulheres brasileiras na menopausa têm impacto fisiológico, incluindo ondas de calor e suores noturnos (62 e 45% respectivamente), alterações de humor(47%), sono interrompido (33%) e confusão mental (8%).O tema foi debatido no encontro “A menopausa na pauta da Saúde”, realizado nesta quarta-feira (20/8), em Brasília, no qual se discutiram as lacunas da saúde e as possibilidades de melhoria da qualidade de vida das mulheres na fase da menopausa. O evento foi realizado pelo JOTA e patrocinado pela Astellas.

Participaram do encontro Mariliz Pereira Jorge, jornalista e cofundadora do podcast MenoTalks, Nilson Roberto de Melo, presidente da Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC), e Renata Souza Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde.

Na conversa, o médico Nilson Roberto de Melo apontou que a expectativa de vida das mulheres cresceu muito ao longo dos anos e comentou que não adianta aumentar anos de vida sem qualidade. “Não podemos deixar as mulheres semi-abandonadas em uma etapa da vida tão importante para elas”, comentou.

Nesse cenário, ele destacou a necessidade de um olhar integral para a saúde da mulher. “A melhora da qualidade de vida envolve vários aspectos”, explicou, citando o tratamento medicamentoso, a prática de atividade física e a alimentação saudável.

  • Leia mais: Brasileiras estão entre as que mais sofrem os impactos da menopausa

Mariliz Pereira Jorge compartilhou sua experiência convivendo e conversando com outras mulheres no período de climatério, destacando que, para muitas, o tema ainda é difícil de lidar porque elas não querem associar essa fase ao fim da vida social, profissional e sexual. “É uma questão de vergonha para a maioria das mulheres que associam o fim da idade reprodutiva com o fim da vida pessoal, da vida profissional, e da vida sexual. As mulheres não querem ser olhadas dessa forma.”

O público presente na Casa JOTA acompanhou o debate dos especialistas. Foto Jessia Ribeiro/JOTA

A criadora do podcast MenoTalks argumentou, porém, que aos 50 anos a mulher ainda é jovem para ser olhada como uma figura que pode ser descartada em sociedade. E defendeu: “Precisamos unir esforços entre imprensa, sociedade médica, empresas privadas, governo e Congresso para começar a olhar para isso.”

A partir de sua própria experiência, Mariliz relatou o despreparo da própria comunidade médica para lidar com a menopausa, além da falta de informação para a sociedade, e foi corroborada pelo presidente da SOBRAC. “As mulheres são maioria [da população], e esse tema deve ser levado pra rua, talvez por meio de um movimento”, completou o médico.

Avanços nos cuidados da menopausa no Brasil

Renata Souza Reis e Nilson Roberto de Melo comentaram os avanços nos cuidados da menopausa no Brasil. A especialista também defendeu a necessidade de se olhar de forma específica para este período. “[O climatério] é sim um período fisiológico, uma transformação que vai acontecer, mas que nem por isso prescinde de cuidados específicos e pela qual as mulheres não precisam passar sozinhas e desamparadas”, disse.

  • Leia mais: Menopausa exige atenção médica e variedade de terapias

O presidente da SOBRAC trouxe um panorama comparativo dos cuidados com a mulher brasileira no climatério em relação a outros países na América do Sul. Chile, Colômbia e México foram alguns lugares destacados pelo médico como mais avançados em termos de tratamentos. Atuando no sistema público e privado, ele também questionou a disponibilidade dos tratamentos para as mulheres.

Vilhena Soares, do JOTA; Mariliz Pereira Jorge, do MenoTalks; e Nilson Roberto de Melo, da SOBRAC. Foto: Jessia Ribeiro/JOTA

Renata informou que o Ministério da Saúde vem trabalhando para revisitar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM), que abarca também os cuidados com a menopausa. “Também temos trabalhado desde o ano passado no processo de escuta de mulheres com o apoio do instituto Fiocruz de Brasília, com gestoras de estados e municípios que conduzem as áreas técnicas de mulheres na intenção de fortalecer essa política, que norteia de forma atual como devemos trabalhar no SUS.”

Entre outras ações de destaque, a representante do Ministério da Saúde comentou da atualização em andamento do Manual do Climatério e do curso online previsto para ser lançado em setembro sobre cuidados na transição menopausal e na perimenopausa. E afirmou: “Devemos produzir saúde, vida, dignidade e felicidade para as mulheres porque esse é o nosso compromisso ético enquanto profissionais de saúde. Temos a responsabilidade em nossas mãos de ser garantidores de direitos.”

Assista o evento na íntegra a seguir:

MAT-BR-NON-2025-00177 Agosto/2025

You Might Also Like

Emmy 2025: “Adolescência” e “The Pitt” são os grandes destaques da noite 

Emmy 2025: Noah Wyle, de “The Pitt”, leva prêmio de Melhor Ator 

Emmy 2025: saiba por que discursos vencedores estão sendo curtos 

Suspeito de matar Charlie Kirk não coopera com autoridades, diz governador 

Emmy 2025: atriz de “Pinguim” fica eufórica em discurso de vitória; veja 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

EUA não usaram bomba antibunker em uma instalação nuclear do Irã; entenda 

28 de junho de 2025
Astros de “A Rede Social” se reencontram em festa pós-Oscar 
Simone Mendes relembra época de Forró do Muído: “Meu sonho era cantar em Salvador”
Justiça concede liberdade provisória a agente da CET preso bêbado em SP 
Prestes a fazer 61, Cristiana Oliveira posa de topless e faz reflexão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?