Especialista explica se a prática de atividade física em dias de baixas temperaturas pode aumentar o gasto energético e contribuir para o emagrecimento Saúde, Atividade Física, Exercício físico, Frio CNN Brasil
Sair de casa para fazer atividade física pode ser bastante desafiador em dias de frio. Porém, há quem acredite que treinar em baixas temperaturas aumenta a queima de calorias. Será que isso é verdade?
De acordo com especialista ouvido pela CNN, sim. Treinar no frio gasta mais calorias. No entanto, esse gasto não é tão relevante e depende de alguns fatores.
“De fato, o corpo precisa produzir mais calor em ambientes frios — isso se chama termogênese, ou seja, produção interna de calor”, explica Caca Ferreira, gerente técnico corporativo da Companhia Athletica. “Isso gera um leve aumento no gasto calórico para manter a temperatura corporal. Durante o esforço físico, se o ambiente estiver bem frio, o corpo também precisa fazer o sangue circular de forma mais eficiente para aquecer as regiões mobilizadas”, afirma.
Por outro lado, o frio pode diminuir a disposição para o exercício físico, reduzindo o nível de atividade física e, consequentemente, o gasto energético. Por isso, para que o gasto calórico seja maior no frio, seria necessária a manutenção da intensidade e da frequência do treino. Em outras palavras: é preciso treinar bem e com disposição.
Além disso, é importante compreender que mesmo com um aumento no gasto calórico durante o treino no frio, esse aumento não é relevante o suficiente para o emagrecimento. Para que a perda de peso seja efetiva, além do exercício físico, é necessária uma dieta focada em déficit calórico (ou seja, o menor consumo energético do que é gasto na atividade física).
Cuidados para a prática de exercício físico no frio
Treinar no frio exige cuidados extras para que a prática seja realizada com segurança e com os efeitos desejados.
“No frio, o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna, o que acaba exigindo mais da musculatura e das articulações”, afirma João Polydoro, ortopedista e médico do esporte do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
É o caso de usar roupas adequadas, hidratar-se bem, mesmo no frio, intensificar o aquecimento e evitar atividades ao ar livro em dias de temperaturas extremas.
Confira, com mais detalhes, os principais cuidados para treinar no frio em matéria publicada na CNN.
Exercício físico pode reduzir risco de depressão e mais doenças