By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Treino de glúteos: 6 exercícios que ajudam quem pratica corrida 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Treino de glúteos: 6 exercícios que ajudam quem pratica corrida 
outros

Treino de glúteos: 6 exercícios que ajudam quem pratica corrida 

Última atualização: 10 de outubro de 2025 04:30
Published 10 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisa mostra quais exercícios ativam os glúteos de forma mais eficiente  Saúde, Corrida, treino CNN Brasil

Contents
Leia MaisQuer começar no triatlo? Influenciadora Manu Cit dá dicas à CNNDr. Kalil: Nem toda atividade física é recomendada para dor na colunaExercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina DO papel dos glúteos na corridaOs 6 exercícios que mais fortalecem o glúteo para correr melhor1. Afundo (Split Squat)2. Levantamento Terra Romeno Unilateral3. Elevação de Quadril Unilateral (Hip Thrust)4. Prancha Lateral5. Elevação Pélvica Unipodal (Hip Hike)6. Elevação Lateral de PernaO que diz a ciência

Nos últimos anos, a corrida saiu das pistas para ocupar ruas, praças e aplicativos de treino em todo o país. O esporte mais democrático do mundo vive um verdadeiro boom, impulsionado pelo desejo de saúde, liberdade e superação pessoal. Só em 2024, mais de 2,8 mil eventos de corrida de rua foram realizados no Brasil, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor e da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio.

Mas por trás de cada passada ritmada há grupo muscular que muitas vezes passa despercebido e que pode ser o diferencial entre correr com eficiência ou sentir dor: os glúteos. Mais do que estética, essa região é o “motor” da corrida. São esses músculos que impulsionam o corpo para frente, estabilizam o quadril e protegem joelhos e lombar de sobrecargas.

Leia Mais

  • Quer começar no triatlo? Influenciadora Manu Cit dá dicas à CNN

    Quer começar no triatlo? Influenciadora Manu Cit dá dicas à CNN

  • Dr. Kalil: Nem toda atividade física é recomendada para dor na coluna

    Dr. Kalil: Nem toda atividade física é recomendada para dor na coluna

  • Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D

    Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D

Um estudo publicado em 2023 na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise identificou quais exercícios ativam de forma mais intensa os glúteos e como eles podem melhorar o rendimento de corredores.

O papel dos glúteos na corrida

De acordo com o estudo, os glúteos são formados por três músculos: glúteo máximo, médio e mínimo. O primeiro é o principal responsável pela propulsão da passada, ou seja, aquele empurrão que projeta o corpo para frente a cada passo. Já os glúteos médio e o mínimo têm papel fundamental na estabilização do quadril e da pelve, controlando o movimento lateral e evitando oscilações excessivas, o que reduz o impacto sobre joelhos e lombar.

Quando estão fracos, esses músculos deixam o corredor vulnerável a desalinhamentos e dores, como a síndrome patelofemoral (famosa “dor no joelho do corredor”) e a queda de quadril, comum em quem corre longas distâncias. Por outro lado, glúteos fortes tornam a passada mais eficiente, diminuem o gasto de energia e aumentam a força de impulso, gerando um ciclo de performance e proteção. Confira, de acordo com o estudo, quais exercícios podem auxiliar na performance durante a prática da corrida.

Os 6 exercícios que mais fortalecem o glúteo para correr melhor

1. Afundo (Split Squat)

Um clássico do treino de força, o afundo se mostrou o exercício que mais recruta o glúteo máximo, o principal motor da corrida. Ele trabalha o músculo em grande amplitude, gerando alto nível de tensão e estímulo de hipertrofia. Também melhora a força e a estabilidade da perna de apoio, fundamentais na fase de impulso da passada.

Como fazer: posicione uma perna à frente e outra atrás, flexione o joelho da última até o chão e suba controladamente. Depois da quantidade determinada de repetições, troque as pernas de posição e repita. Pode ser feito com halteres ou barra para aumentar a carga.

Benefício direto: melhora a propulsão e o controle do impacto a cada passo.

2. Levantamento Terra Romeno Unilateral

Entre os mais completos do estudo, o levantamento terra romeno unilateral mostrou alta ativação nos três músculos glúteos. Ele melhora o equilíbrio, a coordenação e o controle do quadril, habilidades indispensáveis para corredores. Além disso, trabalha o músculo em alongamento ativo, estimulando força e crescimento.

Como fazer: em pé sobre uma perna, incline o tronco à frente mantendo o abdômen firme e a perna oposta estendida para trás. Repita a mesma quantidade de movimentos com a outra perna como base. Você pode segurar um halter um barra com a mão oposta para elevar a carga.

Benefício direto: reforça o controle da pelve e reduz o risco de desequilíbrio e sobrecarga nos joelhos.

3. Elevação de Quadril Unilateral (Hip Thrust)

Clássico das academias, o hip thrust é um dos exercícios mais eficientes para glúteo máximo. No formato unilateral, ele exige ainda mais estabilidade e força. A ativação é máxima na fase final de extensão, o que se traduz em maior potência de impulso na corrida.

Como fazer: apoie as costas em um banco, mantenha um pé no chão e eleve o quadril até alinhá com os ombros e joelho. A outra perna pode ser mantida esticada no ar. Repita a mesma quantidade com a outra perna.

Benefício direto: aumenta a potência da passada e melhora o desempenho em subidas e acelerações.

4. Prancha Lateral

A prancha lateral foi o exercício de maior ativação do glúteo médio e mínimo, mesmo sem o uso de carga. Esses músculos estabilizam o quadril durante o apoio em uma perna, evitando a queda pélvica e o desalinhamento da corrida.

Como fazer: apoie o antebraço e a lateral do pé no chão, mantendo o corpo reto e o quadril elevado. Tente fazer o mesmo tempo dos dois lados.

Benefício direto: melhora a estabilidade e a postura durante a corrida, reduzindo o risco de dor no joelho.

5. Elevação Pélvica Unipodal (Hip Hike)

Simples e eficaz, o hip hike trabalha diretamente o controle da pelve, ponto-chave da biomecânica da corrida. Ele ativa o glúteo médio em sua função de manter o quadril estável durante o apoio.

Como fazer: em uma escada ou step, se posicione de lado e mantenha um dos pés no nível mais elevado e o outro pendendo no ar, acima do chão. Mova então o quadril do lado da perna elevada para baixo e de volta à altura do corpo. Repita do outro lado.

Benefício direto: melhora o controle pélvico e ajuda a prevenir desequilíbrios entre os lados do corpo.

6. Elevação Lateral de Perna

Ideal para ativar o glúteo médio e mínimo, é um exercício de base, ótimo para aquecimento ou reabilitação. Trabalha o controle fino da musculatura lateral do quadril e ajuda na coordenação e consciência corporal.

Como fazer: deitado de lado, eleve e abaixe a perna de cima lentamente, mantendo o abdômen firme. Pode usar elástico nos tornozelos. Repita com a outra perna.

Benefício direto: melhora o recrutamento muscular e prepara o corpo para corridas mais longas.

O que diz a ciência

O estudo mostrou que adicionar resistência moderada aumenta significativamente a força dos glúteos, e que exercícios realizados em amplitude completa, ou seja, quando o músculo é alongado antes de contrair, proporcionam maior estímulo para crescimento e ganho de força.

Outro ponto importante: o pico de força muscular ocorre exatamente quando o glúteo está mais alongado, o que reforça a importância de realizar os movimentos com controle, sem encurtar o gesto. Segundo a pesquisa, isso ajuda não apenas na hipertrofia, mas também na melhora do desempenho funcional e na prevenção de lesões.

Incluir exercícios de força e estabilidade no treino semanal ajuda o corredor a manter a técnica mesmo sob fadiga, reduz o risco de dores e melhora a potência da passada. É o tipo de investimento que se traduz em mais fluidez, leveza e desempenho ao longo do tempo.

Pesquisa aponta as vantagens de participar de um grupo de corrida

 

You Might Also Like

Estudo: Empresas orientadas por dados têm mais chances de melhorar decisões 

Ciclone extratropical em São Paulo: entenda o que é fenômeno 

BRB impede agência de prestar serviço após abordagem a influenciadores

Incêndio atinge prédio do Instituto do Coração em São Paulo 

Morre produtor do Big Brother, vítima de doença degenerativa

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Irmã de Isabel Veloso se manifesta sobre negligência e confronta pai: ‘deve ser consciência pesada’

10 de janeiro de 2026
SP firma acordos para impulsionar mercado de biocombustíveis sustentáveis 
O que acontece se um asteroide atingir a Lua? Astrônomos procuram respostas 
CR7 marca, Al-Nassr vence Esteghlal e vai às quartas da Champions da Ásia 
VÍDEO: Criança autista é agredida por professor de capoeira em escola do Rio
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?