Jornalista Thais Borges viralizou no TikTok ao compartilhar a emoção de ver seu texto no exame Educação, Enem, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), MEC (Ministério da Educação), TikTok CNN Brasil
Imagine ir prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, de repente, se deparar com uma questão que traz o trecho de uma reportagem que você fez. Foi o que aconteceu com a jornalista Thais Borges, 32, no último domingo (9).
Apesar da vontade de querer compartilhar a notícia imediatamente durante a prova, a presença de fiscais na sala a impediu. “Era aquele impulso de você querer contar para alguém, sabe? Mas eu não podia. Qualquer movimento meu poderia ser um problema pra mim”, afirmou Thais à CNN Brasil.
Mas ela detalha o momento em que se deparou com seu nome na questão 48, no caso dela, da prova branca. “Na hora que eu me dei conta de que aquele nome ali, aquela referência era eu de fato, o texto era meu, eu fiquei tipo, ‘meu Deus, eu não tô acreditando o que tá acontecendo’.”
A emoção foi tão intensa que ela precisou de alguns minutos para se recompor. “Comecei a tremer, precisei de uns 3, 4 minutinhos pra entender onde é que eu estava.”
Ela sorriu tanto que teve que se controlar para não chamar atenção. Para conseguir se concentrar novamente, Thais optou por pular a questão e só retornou a ela após concluir o restante da prova de humanidades, com a certeza que acertou aquela especificamente.
@thaie9 Eu fui parar numa questão da prova do Enem 2025 e ainda nem acredito. Meu perfil não é pra isso, mas eu quero muito compartilhar esse relato do que vivi no primeiro dia de prova do Enem hoje. Que emoção 
#Enem2025 #enem #relato #prova #jornalismo ♬ som original – Thais Borges | thaie 
Maior audiência da vida
O texto que compôs a questão do Enem era uma reportagem que Thais escreveu em 2021 sobre um apagão que atingiu o país, focado em sua região, Salvador, na Bahia, em um período de crise hídrica. O texto relacionava o evento com o “fantasma de um racionamento”.
Thais Borges, que atua também como professora de inglês, afirma já ter sido vencedora de prêmios como o Vladimir Herzog e o Petrobras de Jornalismo. Mas essa experiência no Enem transcende os louros que já conquistou. “Essa com certeza foi uma das minhas maiores audiências da vida.”
A jornalista considera os professores que analisarão sua questão, assim como os alunos, que vão usar as provas anteriores como material de estudo. “Imagina quantos milhões de pessoas ainda vão ler isso, então eu achei sensacional. Meu trabalho chegou em um ponto em que eu não imaginava.”
Thais afirma que costuma fazer o exame há alguns anos por múltiplos motivos. Com formação em letras e mestrado em literatura, ela também é professora particular de inglês e busca se manter atualizada sobre a prova para auxiliar seus alunos. Além disso, como jornalista que cobre a área de educação.

