As três principais frentes em debate no Congresso que mobilizam o setor de energia foram analisadas no episódio de número 53 do Joule – podcast do JOTA em parceria com o Inté, o Instituto Brasileiro de Transição Energética.
Uma delas é o combate ao devedor contumaz, com foco no setor de combustíveis. Outra é a discussão sobre como os royalties do petróleo são distribuídos e aplicados, tema que ganha força com o debate sobre a Margem Equatorial.
E também está em pauta a Medida Provisória da reforma do setor elétrico, que trata de temas urgentes como os cortes na geração de renováveis e o potencial de atração de datacenters para o Nordeste.
Conheça o monitoramento nos Três Poderes sobre os principais assuntos do setor de energia feito pela solução corporativa do JOTA PRO Energia
Os temas são analisados pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente da Frente Parlamentar de Energia. Nesta entrevista, ele comenta os bastidores das negociações, os desafios para avançar ainda este ano com essas propostas e a urgência de reduzir o custo da energia no Brasil, mesmo com uma matriz majoritariamente limpa.
Ouça o novo episódio:
Todos os episódios estão disponíveis nos principais tocadores de áudio (incluindo Spotify, Deezer, Amazon Music) e no Youtube.
Nas últimas semanas, o Joule abordou: políticas públicas voltadas para a transição energética no Espírito Santo, isenção do Imposto Seletivo no setor de petróleo e gás, captura e armazenamento de carbono, tributação da matriz energética, data centers, os efeitos do futuro mercado regulado de carbono, mercado regular de gasolina e diesel, financiamento da transição climática, a crise elétrica em São Paulo, a geração de energia elétrica no Brasil, o futuro da energia nuclear, a corrida pelo hidrogênio verde no Nordeste brasileiro, a atuação do crime organizado na operação de combustíveis, os prognósticos para o gás natural e o biometano, entre outros.