Vencedores explicaram o crescimento econômico impulsionado pela inovação, segundo a instituição Internacional, economia, economistas, Prêmio Nobel CNN Brasil
Os economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt ganharam o Prêmio Nobel de Economia de 2025 “por terem explicado o crescimento econômico impulsionado pela inovação”, anunciou a Academia Real Sueca de Ciências nesta segunda-feira (13).
Metade do prêmio será destinada a Mokyr, e a outra metade será dividida entre Aghion e Howitt.
Segundo a Academia, os três economistas “aprofundaram a compreensão sobre como o avanço tecnológico e a inovação moldam o crescimento econômico ao longo do tempo”.
BREAKING NEWS
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2025 Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel to Joel Mokyr, Philippe Aghion and Peter Howitt “for having explained innovation-driven economic growth” with one half to Mokyr… pic.twitter.com/ZRKq0Nz4g7
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 13, 2025
As contribuições deles ajudaram a desenvolver modelos que explicam de que forma o conhecimento e o empreendedorismo sustentam o desenvolvimento de longo prazo das economias modernas, apontou a instituição.
O Nobel de Economia é o último dos prêmios da temporada de 2025, que inclui também as categorias de medicina, física, química, literatura e paz.
Instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia (Sveriges Riksbank), o prêmio foi criado em homenagem a Alfred Nobel, inventor da dinamite e fundador das demais premiações.