Isenção cobre mercadorias que se enquadrem no acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) até 2 de abril
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump adia tarifas de importação para produtos do Canadá no site CNN Brasil. Macroeconomia, Canadá, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Tarifas CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isentou nesta quinta-feira (6) produtos do Canadá e do México sob um acordo comercial norte-americano por um mês das tarifas de 25% que ele havia imposto no início desta semana.
A isenção, que expirará em 2 de abril, cobre os dois maiores parceiros comerciais dos EUA.
Trump havia mencionado anteriormente apenas uma extensão para o México, mas a ordem de tarifas alterada – inicialmente emitida na terça-feira (4) – cobre o Canadá também.
Mais cedo, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, agradeceu Trump por um telefonema “excelente e respeitoso” entre ambos, prometendo que seu governo trabalhará na segurança e na imigração, já que Washington reduziu temporariamente as tarifas comerciais impostas ao país.
Agora, Canadá e México não terão de pagar tarifas sobre qualquer mercadoria que se enquadre no acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) até 2 de abril, quando Trump prometeu tarifas recíprocas para todos os países.
Na terça-feira, as tarifas prometidas por Trump a seus vizinhos entrariam em vigor. Além dos produtos mexicanos e canadenses, também estavam na mira do republicano as importações da China.
O presidente dos Estados Unidos dobrou a tarifa sobre todas as importações chinesas de 10% para 20%. Essas taxas se somam às tarifas existentes sobre centenas de bilhões em produtos chineses.
Em contrapartida, a China anunciou tarifas retaliatórias sobre alguns produtos americanos na madrugada de terça, minutos após as medidas tarifárias de Trump entrarem em vigor.
“Tarifas de 15% serão impostas sobre frango, trigo, milho e algodão”, comunicou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China.
O órgão informou ainda a imposição de uma tarifa de 10% sobre “sorgo, soja, carne de porco, carne bovina, produtos aquáticos, frutas, vegetais e laticínios”.
Além disso, o país asiático colocou vinte e cinco empresas dos EUA sob restrições de exportação e investimento.
*Com informações de Reuters
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump adia tarifas de importação para produtos do Canadá no site CNN Brasil.