By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Trump considera ataques contra cartéis em território venezuelano 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Trump considera ataques contra cartéis em território venezuelano 
outros

Trump considera ataques contra cartéis em território venezuelano 

Última atualização: 5 de setembro de 2025 21:49
Published 5 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo fontes, a possível ofensiva faz parte de uma estratégia mais ampla que visa enfraquecer o líder Nicolás Maduro  Internacional, Barcos, EUA, Maduro, Trump, Venezuela CNN Brasil

Contents
Leia maisTrump promete novas ações contra barcos do tráfico: “Vamos eliminá-los”Em evento na OEA, embaixadora nos EUA critica situação com o BrasilQuem é a filha de Kim Jong-un, possível sucessora na Coreia do Norte?“Luz verde” para matar terroristas

O presidente dos EUA, Donald Trump, está avaliando uma infinidade de opções para realizar ataques militares contra cartéis de drogas que operam na Venezuela, incluindo potencialmente atingir alvos dentro do país.

A possível ofensiva faz parte de uma estratégia mais ampla que visa enfraquecer o líder Nicolás Maduro, de acordo com várias fontes informadas sobre os planos do governo.

O ataque mortal de terça-feira (2) a um suposto barco de drogas que partia da Venezuela foi um reflexo direto dessas opções, disseram fontes, e marcou uma escalada significativa na campanha do governo Trump contra os cartéis de drogas.

Várias fontes disseram à CNN que o ataque foi apenas o início de um esforço muito maior para livrar a região do tráfico de drogas e, potencialmente, desalojar Maduro do poder.

Questionado por um repórter se ele gostaria de ver uma mudança de regime na Venezuela, Trump disse: “Não estamos falando sobre isso”.

“Mas estamos falando sobre o fato de que [a Venezuela] teve uma eleição, que foi uma eleição muito estranha, para dizer o mínimo”, disse Trump, referindo-se à corrida presidencial do ano passado na Venezuela, marcada por acusações de fraude eleitoral.

Leia mais

  • Trump promete novas ações contra barcos do tráfico: "Vamos eliminá-los"

    Trump promete novas ações contra barcos do tráfico: “Vamos eliminá-los”

  • Em evento na OEA, embaixadora nos EUA critica situação com o Brasil

    Em evento na OEA, embaixadora nos EUA critica situação com o Brasil

  • Quem é a filha de Kim Jong-un, possível sucessora na Coreia do Norte?

    Quem é a filha de Kim Jong-un, possível sucessora na Coreia do Norte?

 

Os EUA enviaram recursos militares expressivos para o Caribe nas últimas semanas, uma ação que visava, em parte, ser um sinal para Maduro, de acordo com vários funcionários da Casa Branca.

Navios armados com mísseis Tomahawk, um submarino de ataque, uma série de aeronaves e mais de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais americanos estão agora posicionados perto da Venezuela.

Dois funcionários da Casa Branca disseram à CNN que 10 caças F-35 avançados também estão sendo enviados para Porto Rico, onde uma unidade dos fuzileiros navais está atualmente realizando exercícios de treinamento de pouso anfíbio.

O governo tomou medidas para conectar Maduro à sua missão antidrogas mais ampla — rotulando-o como um narcoterrorista com ligações a alguns dos cartéis recentemente designados — e dobrando a recompensa por sua prisão para US$ 50 milhões.

“Luz verde” para matar terroristas

No início deste ano, Trump autorizou os militares a realizar operações letais contra cartéis que seu governo designou como grupos terroristas, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

Nesta atitude, o presidente americano pareceu reivindicar o poder de tratar suspeitos de contrabando não como criminosos, mas como combatentes inimigos.

Questionado na terça-feira se os EUA considerariam ataques em solo venezuelano contra o regime de Maduro, o secretário de Estado Marco Rubio não descartou a possibilidade.

“Esta é uma operação antidrogas”, disse Rubio. “Vamos combater os cartéis de drogas onde quer que estejam, onde quer que operem contra os interesses dos EUA.”

Rubio acrescentou mais detalhes sobre os ataques aos barcos dizendo: “Em vez de interditar, por ordem do presidente, nós a explodimos. E vai acontecer de novo. Talvez esteja acontecendo agora”, acrescentou Rubio.

O que isso significa para Maduro ainda não está claro. Mas várias fontes disseram à CNN que alguns funcionários de Trump acreditam que o ataque desta semana e os futuros ataques contra traficantes de drogas venezuelanos podem incentivar pessoas próximas a Maduro que se beneficiaram das fontes ilícitas de renda dos cartéis, potencialmente pressionando-as a ponto de considerarem maneiras de destituir o líder venezuelano.

“A melhor opção é que Maduro saia por conta própria, para que possa prever as coisas”, disse à CNN uma fonte a par dos planos do governo. “E aí acho que a mensagem é: ‘Você quer que seja fácil ou difícil?’”

O governo Trump está sendo intencionalmente nebuloso, disse a pessoa, alertando que, até agora, não há nenhuma indicação de que Trump tenha decidido prosseguir com ataques militares contra alvos dentro da Venezuela.

No entanto, dois funcionários da Casa Branca, em declarações à CNN, também deixaram em aberto a possibilidade de ataques semelhantes no futuro. Um deles afirmou que Trump disse às autoridades de segurança nacional e defesa que “se houver uma oportunidade de matar terroristas, ele imediatamente dará sinal verde para que o façam”.

 

You Might Also Like

CNN Brasil estreia “Jornada COP”, videocast sobre agenda climática 

Avião com secretário da Defesa dos EUA faz pouso após para-brisa rachar 

Deputado quer explicações de ministro sobre empréstimo para os Correios 

Câmara de Salvador aprova projeto que autoriza desafetação imóveis do município; veja a lista completa

Projeto quer obrigar comércio do DF a disponibilizar banheiro de graça

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Latam solicita a Justiça que não seja obrigada a arcar com custos de imigrantes ilegais em São Paulo

10 de fevereiro de 2025
‘Ainda estou aqui’ é indicado a novo prêmio, mas Fernanda Torres fica de fora; entenda
Rússia diz que interromperá exportações de gás para Moldávia a partir de 2025 
Podem haver 2 mil novas infecções por HIV por dia devido a cortes da USAID 
Carla Zambelli sofre nova derrota e agora está na mira da PGR
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?