Autoridades afirmam que os EUA e o Hamas estão falando diretamente sobre reféns e cessar-fogo em Gaza
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump dá “último aviso” ao Hamas enquanto EUA realizam conversas secretas no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil
Os EUA estão negociando diretamente com o Hamas sobre reféns e o cessar-fogo em Gaza, derrubando uma tradição de não falar com grupos que consideram organizações terroristas, de acordo com uma autoridade israelense e a Casa Branca.
Uma autoridade israelense disse à CNN que Israel está ciente dos contatos diretos entre os Estados Unidos e o Hamas. E a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que as negociações estavam ocorrendo.
O contato foi relatado pela primeira vez pela Axios, que disse que as negociações aconteceram nas últimas semanas na capital do Catar, Doha.
Leavitt foi questionada sobre o motivo pelo qual os EUA estavam negociando “diretamente e pela primeira vez com o Hamas”.
“Quando se trata das negociações às quais você está se referindo, em primeiro lugar, o enviado especial que está envolvido nessas negociações tem autoridade para falar com qualquer pessoa”, ela afirmou, referindo-se ao enviado de reféns dos EUA, Adam Boehler.
Quando questionada sobre o escopo das negociações, Leavitt disse: “Estas são conversas e discussões em andamento. Não vou detalhá-los aqui.”
Alerta de Trump
O presidente Donald Trump emitiu um “último aviso” nesta quarta-feira (5) ao Hamas para libertar todos os reféns mantidos em Gaza.
“‘Shalom Hamas’ significa Olá e Adeus — Você pode escolher. Liberte todos os reféns agora, não depois, e devolva imediatamente todos os corpos das pessoas que você assassinou, ou ACABOU para você”, Trump postou no Truth Social.
Resposta do Hamas
O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, disse à CNN que a postagem de Trump nas redes sociais “complicaria as coisas relacionadas ao acordo de cessar-fogo” e encorajaria o governo de Israel a evitar implementar o acordo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump dá “último aviso” ao Hamas enquanto EUA realizam conversas secretas no site CNN Brasil.