Em uma publicação nas redes sociais, líder americano afirmou que Asfura “defende a democracia e luta contra Maduro”, com quem os EUA mantêm tensões crescentes há meses Internacional, Donald Trump, EUA, Honduras CNN Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou seu apoio a Nasry “Tito” Asfura, candidato do Partido Nacional, nas eleições presidenciais de Honduras.
“Tito e eu podemos trabalhar juntos para combater os narcocomunistas e fornecer a ajuda necessária ao povo hondurenho”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
O líder americano afirmou que Asfura “defende a democracia e luta contra Maduro”, com quem os EUA mantêm tensões crescentes há meses.
Asfura, um empresário da construção civil de 67 anos e ex-prefeito de Tegucigalpa, enfrenta dois principais oponentes neste dia 30 de novembro: representando a esquerda, Rixi Moncada, do Partido Liberdade e Refundação (Libre, atual partido governista), e o conservador Salvador Nasralla, do Partido Liberal.
Mais de seis milhões de hondurenhos estão aptos a votar nas eleições presidenciais para escolher o sucessor de Xiomara Castro, a primeira mulher a ocupar o cargo, cujo mandato de quatro anos termina em 27 de janeiro.
Por sua vez, Nasralla afirmou ser aliado de Trump em Honduras.
Após a publicação do presidente americano, o candidato à presidência publicou uma mensagem no Twitter expressando seu respeito pela “grande nação que são os Estados Unidos”, que ele considera um aliado natural de Honduras.
“Quando eu for eleito pelo meu povo neste domingo, ele encontrará em mim um aliado da liberdade na América Latina. Apelo à razão e ao bom senso nesta encruzilhada que nosso país enfrenta. Viva os valores tradicionais!”, escreveu Nasralla.
Enquanto isso, Trump se referiu a Moncada como “próximo do comunismo” e opinou que Nasralla “não é um aliado confiável para a liberdade”.
“Espero que o povo de Honduras vote pela liberdade e pela democracia e eleja Tito Asfura como presidente!”, escreveu o presidente dos EUA.

