Presidente afirmou que seria impossível realizar grandes investimentos sem eles Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Visto Americano CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou explicar nesta quarta-feira (19) seu apoio aos vistos para trabalhadores estrangeiros qualificados, uma questão que gerou forte reação negativa de alguns conservadores e dividiu ainda mais sua base de apoiadores.
Trump afirmou que certos setores industriais exigem trabalhadores estrangeiros para a construção de fábricas e que seria impossível realizar grandes investimentos sem eles.
Ele sugeriu que aqueles que se opõem aos vistos H-1B não compreendem a complexa dinâmica dos negócios.
“Não dá para chegar, abrir uma enorme fábrica de chips de computador por bilhões e bilhões de dólares, como está sendo feito no Arizona, e achar que vai contratar desempregados para operá-la”, alegou o presidente durante um discurso em um evento de investimentos EUA-Arábia Saudita em Washington, D.C.
Trump reconheceu que há divergência entre seus apoiadores, o que pode prejudicá-lo politicamente, mas ele disse estar disposto a correr o risco.
“As pessoas que são contra isso são realmente muito inteligentes. São patriotas incríveis, mas simplesmente não entendem. Nosso povo precisa aprender isso, é algo que eles nunca fizeram”, argumentou.
“Meus índices de aprovação caíram, mas entre as pessoas inteligentes, subiram bastante”, acrescentou mais tarde.
Ele então citou uma operação do ICE, a agência de imigração e alfândega dos EUA, em setembro em uma fábrica da Hyundai na Geórgia, na qual as autoridades detiveram centenas de contratados sul-coreanos devido ao seu status imigratório, como prova da necessidade do país por trabalhadores estrangeiros qualificados.
“Disseram para eles irem embora. E eu disse: ‘Parem com isso. Não sejam estúpidos.’ E nós resolvemos a situação, e agora eles estão ensinando nosso povo a fazer isso”, comentou o presidente americano.

