Presidente assinou ordem executiva na segunda-feira (29), antes de reunião com o primeiro-ministro de Israel Internacional, Benjamin Netanyahu, Casa Branca, Catar, Donald Trump, Estados Unidos, Israel, Oriente Médio CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na segunda-feira (29), determinando que qualquer ataque ao Catar será considerado uma ameça à paz e à segurança dos EUA.
O documento publicado pela Casa Branca afirma que, “os Estados Unidos considerarão qualquer ataque armado ao território, à soberania ou à infraestrutura crítica do Estado do Catar como uma ameaça à paz e à segurança dos Estados Unidos.”
A ordem foi assinado pelo presidente antes de receber o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington.
Israel lançou um ataque contra lideranças do grupo palestino Hamas em Doha, capital do Catar, no mês passado. A cidade é usada pelo grupo como quartel-general fora da Faixa de Gaza.
O país classificou a ofensiva israelense como “covarde” e “criminosa” afirmando que o ato constitui uma “flagrante violação das leis e normas internacionais”.
Israel tentou matar os líderes políticos do Hamas com um ataque aéreo em Doha na terça-feira (9), no que as autoridades norte-americanas descreveram como uma escalada unilateral que não serviu aos interesses norte-americanos ou israelenses.
Durante o encontro com Trump, na segunda-feira (29), Netanyahu ligou para o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, e “expressou profundo pesar” pelo ataque ao país.
Um comunicado distribuído pelo governo americano informou que o premiê israelense também lamentou que Israel “tenha violado a soberania de Doha e afirmou que Israel não realizará tal ataque novamente no futuro”.