Americano se encontrou com presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, nesta quarta-feira (14), durante visita à Arábia Saudita
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz buscar normalizar relação com Síria após encontrar líder interino no site CNN Brasil. Internacional, Arábia Saudita, Donald Trump, Estados Unidos, Mohammed bin Salman, Síria, Tayyip Erdogan, Turquia CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA estão “explorando a normalização das relações” com a Síria após uma importante reunião nesta quarta-feira (14) com o presidente interino da Síria, Ahmad al-Sharaa.
“Estamos atualmente explorando a normalização das relações com o novo governo da Síria”, disse Trump durante discurso no Conselho de Cooperação do Golfo em Riad, um dia após anunciar planos para suspender as sanções severas à Damasco.
Durante a reunião, segundo comunicado da Casa Branca, o presidente americano ofereceu a al-Sharaa uma série de diretrizes, incluindo a assinatura dos Acordos de Abraão para normalizar as relações com Israel, dizendo a “todos os terroristas estrangeiros para deixarem a Síria”, deportando “terroristas palestinos”, ajudando os Estados Unidos a impedir o ressurgimento do Estado Islâmico e assumindo a responsabilidade pelos centros de detenção do EI no nordeste da Síria.
Al-Sharaa e Trump foram acompanhados pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, que compareceu pessoalmente, e pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que compareceu por telefone.
O republicano disse na terça-feira (13) que tanto o príncipe herdeiro quanto Erdogan foram fundamentais em sua decisão sobre as sanções.
A suspensão das sanções à Síria, declarou o presidente, “dá a eles uma chance de grandeza — as sanções foram realmente paralisantes, muito poderosas”.
Ele continuou: “De qualquer forma, não vai ser fácil. Então, isso lhes dá uma chance boa e forte, e foi uma honra para mim fazê-lo.”
Os líderes também discutiram o conflito entre Israel e o Hamas e a guerra da Rússia na Ucrânia, segundo o comunicado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz buscar normalizar relação com Síria após encontrar líder interino no site CNN Brasil.

