Presidente americano afirmou que ofensiva continuará se grupo rebelde não parar de atacar navios
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que ataques dos EUA “dizimaram” Houthis no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Houthis, Iêmen CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os ataques dos militares americanos nas últimas semanas “dizimaram” os Houthis — grupo rebelde do Iêmen apoiado pelo Irã.
A ofensiva dos EUA contra os Houthis recomeçou em 15 de março, deixando dezenas de feridos, segundo o Ministério da Saúde controlado pelos rebeldes. No ano passado, sob o governo Biden, os americanos realizaram outros ataques.
“Nós os atacamos todos os dias e noites — cada vez mais forte. Suas capacidades que ameaçam o transporte marítimo e a região estão sendo rapidamente destruídas”, afirmou Trump em publicação na Truth Social.
Ainda segundo o presidente dos EUA, muitos combatentes e líderes Houthis foram mortos com a ofensiva. Ele alertou que os ataques vão continuar até que o grupo “não seja mais uma ameaça à liberdade de navegação”.
“A escolha para os Houthis é clara: parem de atirar em navios dos EUA, e nós pararemos de atirar em vocês. Caso contrário, estamos apenas começando, e a dor real ainda está por vir, tanto para os Houthis quanto para seus patrocinadores no Irã”, concluiu.
O embate entre os EUA e o grupo rebelde apoiado pelo Irã se arrasta desde meados de 2022, quando ofensivas contra navios comerciais americanos foram atribuídas aos Houthis.
O conflito na região do Mar Vermelho, que é uma importante rota comercial, se intensificou em 2023, após o início da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Em protesto contra a ação das Forças de Defesa de Israel (FDI) e do apoio dos EUA em Gaza, uma série de ataques foram atribuídos e reivindicados pelos Houthis.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que ataques dos EUA “dizimaram” Houthis no site CNN Brasil.