By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia 
outros

Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia 

Última atualização: 9 de fevereiro de 2025 14:04
Published 9 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Não ficou claro quando os líderes se falaram ou se a conversa aconteceu desde que o republicano assumiu o cargo em janeiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia no site CNN Brasil.  Internacional, Donald Trump, EUA, Kremlin, Rússia x Ucrânia, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky CNN Brasil

Contents
Leia MaisIsrael conclui retirada da principal estrada que divide a Faixa de GazaAnálise: o Brasil na era TrumpEleições no Equador: Favoritos na disputa pela Presidência votam“Provável” encontro entre Trump e ZelenskyEntenda a guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista publicada no sábado (9) que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Ele quer que as pessoas parem de morrer”, compartilhou Trump ao New York Post.

Não ficou claro quando os líderes se falaram ou se a conversa aconteceu desde que o republicano assumiu o cargo em janeiro. Também não foi possível esclarecer se os líderes se falaram mais de uma vez. A CNN entrou em contato com o Conselho de Segurança Nacional dos EUA para esclarecimentos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à CNN que “não pode negar nem confirmar a notícia”. Ele acrescentou que EUA e Rúsia conversam “através de canais diferentes” desde a posse de Trump.

“Então… pode haver algo que eu não sei”, apontou Peskov.

Leia Mais

  • Israel conclui retirada da principal estrada que divide a Faixa de Gaza

    Israel conclui retirada da principal estrada que divide a Faixa de Gaza

  • Análise: o Brasil na era Trump

    Análise: o Brasil na era Trump

  • Eleições no Equador: Favoritos na disputa pela Presidência votam

    Eleições no Equador: Favoritos na disputa pela Presidência votam

Trump destacou na entrevista que “é melhor não dizer” quantas vezes conversou com Putin, mas elogiou o “bom relacionamento” com o presidente russo.

O presidente dos EUA expressou esperança de que a guerra na Ucrânia, que teve início em fevereiro de 2022, terminará “rápido”. Anteriormente, Trump havia prometido acabar com o conflito 24 horas após assumir a Presidência.

“Espero que seja rápido. Todos os dias pessoas estão morrendo. Esta guerra é tão ruim. Quero acabar com isso”, comentou ele ao New York Post.

Trump ressaltou no início desta semana que as negociações para acabar com a guerra estão atingindo “muitos progressos”.

Durante a entrevista, que ocorreu enquanto ele viajava no Air Force One para a Flórida na sexta-feira (7), o presidente instruiu o Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, a “iniciar essas reuniões”.

“Eles querem se encontrar. Todos os dias pessoas estão morrendo. Jovens soldados estão sendo mortos. Homens jovens, como meus filhos. Em ambos os lados. Por todo o campo de batalha”, continuou.

“Provável” encontro entre Trump e Zelensky

Na sexta-feira (7), o presidente dos EUA disse a repórteres que “provavelmente” se encontrará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima semana e deu a entender que planeja conversar também com Putin.

“Provavelmente me encontrarei com o presidente Zelensky na próxima semana e provavelmente falarei com o presidente Putin”, declarou Trump.

Espera-se que Zelensky lidere a delegação da Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique, que o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o enviado especial para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg, também devem participar — mas Trump, não.

No início desta semana, Trump disse que quer garantir o acesso a minerais da Ucrânia em troca da assistência contínua dos EUA ao país.

“Queremos fazer um acordo com a Ucrânia”, afirmou a jornalistas no Salão Oval, alegando que a Europa não forneceu à Ucrânia o mesmo nível de ajuda que os EUA.

O Kremlin informou à CNN no início desta semana que não houve discussões concretas sobre um possível encontro entre Trump e Putin.

“Eles não tiveram nenhum contato inicial para discutir se precisam ou não se reunir e, se precisam, quando e como”, comentou Peskov.

Em meio à expectativa de contato entre os dois líderes, um importante legislador russo compartilhou à mídia estatal que preparativos “avançados” estão em andamento para uma reunião, possivelmente já neste mês.

Entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin.

Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

Em outubro de 2024, após milhares de mortos, a guerra na Ucrânia entrou no que analistas descrevem como o momento mais perigoso até agora.

As tensões se elevaram quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o uso de um míssil hipersônico de alcance intermediário durante um ataque em solo ucraniano. O projétil carregou ogivas convencionais, mas é capaz de levar material nuclear.

O lançamento aconteceu após a Ucrânia fazer uma ofensiva dentro do território russo usando armamentos fabricados por potências ocidentais, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França.

A inteligência ocidental denuncia que a Rússia está usando tropas da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia. Moscou e Pyongyang não negam, nem confirmam o relato.

O presidente Vladimir Putin, que substituiu seu ministro da Defesa em maio, disse que as forças russas estão avançando muito mais efetivamente – e que a Rússia alcançará todos os seus objetivos na Ucrânia, embora ele não tenha dado detalhes.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que os principais objetivos de Putin são ocupar toda a região de Donbass, abrangendo as regiões de Donetsk e Luhansk, e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, das quais controlam partes desde agosto.

*Matthew Chance, da CNN, contribuiu com esta matéria

Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Volkswagen Jetta GLI chega às lojas em novembro e tem preço revelado 

Empresário dono de vários postos de combustíveis é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação na Bahia

JOTA entrevista o ministro Wellington Dias na segunda-feira (20/10); acompanhe pelo YouTube

Fluminense x Juventude: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

Vitória x Bahia: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Clínicas oftalmológicas são acusadas de fraude por plano de saúde em Salvador

3 de setembro de 2025
Gene envolvido no câncer de pulmão é descoberto por novo estudo 
Economistas defendem medidas estruturais para cortar gasto; veja propostas 
Mapa inédito mostra registro raro de expulsão dos holandeses de Pernambuco 
Jovens que arrancaram olho de rapaz autista serão julgados nesta 5ª
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?