Trump diz que deu “ultimato definitivo” ao Irã no conflito com Israel
Compartilhe
Compartilhe
Presidente dos EUA ainda avalia como a intervenção militar do país poderia funcionar Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Irã, Israel, Oriente Médio CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter dado ao Irã “o ultimato definitivo” enquanto avalia a intervenção militar dos EUA no conflito.
“Pode-se dizer que sim”, disse ele quando questionado se havia dado um ultimato ao Irã. “Talvez se possa chamar de ultimato, o ultimato definitivo, certo?”, adicionou.
Pressionado pela CNN sobre o que seria esse “ultimato definitivo”, Trump se recusou a dar detalhes.
Troca de ataques entre Irã e Israel
A troca de ataques entre Israel e Irã começou na sexta-feira (13) de madrugada, no horário local, quando o governo israelense lançou uma ofensiva direcionada ao centro do programa nuclear iraniano e aos altos líderes militares do país.
Teerã iniciou a retaliação logo em seguida, aumentando novamente os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio.
Ao todo, somando os dois países, mais de 200 pessoas morreram desde o início da troca de ataques.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem que os ataques têm como objetivo impedir o desenvolvimento do programa nuclear do Irã, tido por eles como uma ameaça à existência israelense.
Envolvimento dos EUA no conflito
Donald Trump tem indicado cada vez mais que pode se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã. Os americanos já chegaram a deslocar dezenas de aviões militares e jatos de combate para a região, aumentando as tensões no Oriente Médio.
Enquanto isso, o Irã já fez ameaças diretas aos EUA afirmando que o país será alvo de uma retaliação caso impeça os ataques contra Israel.