O republicano considera que os americanos “praticamente” têm um acordo sobre a venda do aplicativo; prazo para o negócio é até 17 de setembro Negócios, ByteDance, CNN Brasil Money, Donald Trump, TikTok CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira (4) que começará a conversar com a China na segunda (7) ou terça-feira (8) sobre um possível acordo pelo TikTok.
Ele disse que os Estados Unidos “praticamente” têm um acordo sobre a venda do aplicativo de vídeos curtos TikTok.
“Acho que vamos começar na segunda ou na terça-feira… conversando com a China, talvez com o presidente Xi ou um de seus representantes, mas acho que temos praticamente um acordo”, disse Trump a repórteres no Air Force One.
No mês passado, o republicano prorrogou até 17 de setembro o prazo para que a ByteDance, sediada na China, se desfizesse dos ativos do TikTok nos EUA.
Na primavera deste ano, estava em andamento um acordo para transformar as operações do TikTok nos EUA em uma nova empresa sediada no país, de propriedade majoritária e operada por investidores americanos, mas o acordo foi suspenso depois que a China indicou que não o aprovaria após o anúncio de Trump de tarifas elevadas sobre produtos chineses.
O presidente americano disse que os Estados Unidos provavelmente terão que aprovar um acordo com a China.
Quando lhe perguntaram se estava confiante de que a China concordaria com um acordo, ele disse: “Não estou confiante, mas acho que sim. O presidente Xi e eu temos um ótimo relacionamento, e acho que é bom para eles. Acho que o acordo é bom para a China e é bom para nós”.
TikTok Shop deve chegar em abril ao Brasil; entenda impactos