Presidente dos EUA levantou a ideia anteriormente de que a ilha deveria ser anexada
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que Groenlândia “talvez” esteja no futuro dos Estados Unidos no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Groenlândia CNN Brasil
O presidente Donald Trump reforçou nesta segunda-feira (24) a ideia de que os Estados Unidos deveriam assumir o controle da Groenlândia. Isso acontece após líderes do território semiautônomo dinamarquês criticarem uma viagem de uma delegação americana planejada para esta semana.
“Acho que a Groenlândia será algo que talvez esteja em nosso futuro”, afirmou o republicano a repórteres após uma reunião com autoridades de seu gabinete, destacando que o território é importante para a segurança nacional dos EUA.
Mute Egede, primeiro-ministro da Groenlândia que deixará o cargo em breve, chamou os planos de uma delegação americana de visitar uma base militar americana na região e participar de uma corrida de trenós puxados por cães de “provocação”,
Ele destacou que seu governo interino não se reunirá com o grupo.
Trump ressaltou que o governo dos EUA está trabalhando com “pessoas na Groenlândia” que querem que “algo aconteça”, mas não deu mais detalhes.
“Eles estão nos ligando. Nós não estamos ligando para eles”, comentou.
A visita da delegação americana, que acontecerá de quinta-feira (27) a sábado (29), será liderada por Usha Vance, esposa do vice-presidente JD Vance, e incluirá o conselheiro de Segurança Nacional da Casa, Branca Mike Waltz, e o secretário de Energia Chris Wright.
Ameaças de anexação da Groenlândia
Anexação da Groenlândia pelos EUA é um grande ponto de discussão desde que o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., fez uma visita privada à ilha em janeiro.
“Até recentemente, podíamos confiar nos americanos, que eram nossos aliados e amigos, e com quem gostávamos de trabalhar de perto. Mas esse tempo acabou”, disse o premiê Egede ao jornal local Sermitsiaq.
O Naalakkersuisut, como é chamado o governo da Groenlândia, está no poder de forma interina, após uma eleição parlamentar vencida pelos democratas em 11 de março, um partido que favorece uma abordagem para a independência em relação à Dinamarca.
Jens-Frederik Nielsen, líder dos democratas, pediu unidade política e criticou o momento da visita dos EUA durante as negociações de coalizão com eleições municipais previstas para a próxima semana.
“Não devemos ser forçados a um jogo de poder do qual nós mesmos não escolhemos fazer parte”, comentou Nielsen nesta segunda.
Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, afirmou por sua vez que a visita tem como objetivo “construir parcerias que respeitem a autodeterminação da Groenlândia e promovam a cooperação econômica”.
“Esta é uma visita para aprender sobre a Groenlândia, sua cultura, história e pessoas e para participar de uma corrida de trenós puxados por cães que os Estados Unidos têm orgulho de patrocinar, pura e simplesmente”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que Groenlândia “talvez” esteja no futuro dos Estados Unidos no site CNN Brasil.