Líder americano destacou esforços do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, para garantir a libertação dos reféns Internacional, EUA, Gaza, Israel, Netanyahu, Oriente Médio, Trump CNN Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que a guerra em Gaza terminará nas próximas semanas, sem fornecer detalhes sobre como o conflito terminará.
Trump disse que “lida bastante” com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e enfatizou que pressionou para o fim da guerra no enclave palestino.
“Acho que nas próximas duas a três semanas, teremos um final muito bom e conclusivo”, disse Trump durante uma reunião no Salão Oval com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung.
“É difícil dizer, porque eles lutam há milhares de anos”, acrescentou. “Acho que estamos fazendo um ótimo trabalho, mas isso precisa — precisa acabar, mas as pessoas também não podem esquecer o dia 7 de outubro.”
O líder americano destacou os esforços do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, para garantir a libertação dos reféns que ainda estão presos em Gaza e fornecer ajuda alimentar durante a crise humanitária vivida no território.
As alegações do presidente americano de que a guerra terminará em breve ocorrem no momento em que Israel expandiu sua operação militar na Cidade de Gaza, o que Netanyahu disse ser um dos últimos redutos do Hamas.
A tomada e ocupação da maior cidade do norte de Gaza exigirá que os militares enviem mais 60 mil soldados da reserva e estendam o serviço para mais 20 mil.
O exército israelense já deu os primeiros passos de uma operação maior, disse o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Brigadeiro-General Effie Defrin, na semana passada.