O líder catari condenou o ataque como “terrorismo de Estado” e disse que nada vai parar os esforços de mediação Internacional CNN Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (9) que não está feliz com a forma como Israel conduziu o ataque contra os líderes do Hamas no Catar.
“Não estou entusiasmado com toda a situação. Não é uma boa situação. Mas direi o seguinte: queremos os reféns de volta, mas não estamos entusiasmados com a forma como tudo aconteceu”, disse Trump a repórteres esta noite, em frente em Washington, D.C.
Indagado se o ataque de Israel ao Hamas o pegou de surpresa, Trump disse aos repórteres: “Nunca me surpreendo com nada, especialmente quando se trata do Oriente Médio.”
“Farei uma declaração completa amanhã, mas direi o seguinte: fiquei muito insatisfeito com todos os aspectos”, acrescentou.
A CNN informou anteriormente que Trump só foi informado do ataque pouco antes de ele começar, e que alguns de seus conselheiros ficaram frustrados porque Israel não lhes deu tempo suficiente para alertar os catarianos antes do ataque.
Mais cedo, o presidente dos EUA fez uma declaração nas redes sociais sobre a ofensiva israelense. Trump afirmou que a decisão de Israel de atacar o Catar foi tomada exclusivamente pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e não pelo líder republicano.
“Esta foi uma decisão tomada pelo primeiro-ministro Netanyahu, não foi uma decisão minha”, disse ele.

