Presidente dos EUA assinou ordem executiva para alterar como o Pentágono é chamado, mas precisa de aprovação do Congresso Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Guerra, Pentágono CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres nesta sexta-feira (5) acreditar que renomear o Departamento de Defesa para Departamento de Guerra envia uma “mensagem de vitória”.
“Acho que envia uma mensagem de vitória. Acho que envia realmente uma mensagem de força. Somos muito fortes. Somos muito mais fortes do que qualquer um poderia realmente entender”, afirmou.
O presidente assinou um decreto no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta que restaura o “Departamento de Guerra” como um título secundário para a pasta — Isso porque qualquer mudança oficial requer ação do Congresso.
Ainda assim, ele questionou a necessidade de aprovação do Congresso: “Não sei, mas vamos descobrir, mas não tenho certeza se eles precisam [aprovar]”.
“Estamos assinando uma ordem executiva hoje, mas vamos descobrir. Vamos ver se eles o fazem. Vamos aprová-la, e com muita firmeza. Há uma dúvida se eles precisam ou não, mas vamos apresentá-la ao Congresso”, destacou.
Mudar o nome novamente deve ser caro e exigirá a atualização de placas e papéis timbrados usados não apenas por autoridades do Pentágono em Washington, D.C., mas também em instalações militares ao redor do mundo.
Ainda assim, novamente o presidente pontuou que a mudança não deve exigir valores “exorbitantes”.
“Não muito. Sabemos como reformular a marca sem precisar enlouquecer. Não precisamos reesculpir uma montanha nem nada. Não faremos isso da forma mais cara — vamos começar a mudar o material de escritório conforme necessário e muitas coisas assim”, comentou.

