“O Canadá vem nos roubando há anos em madeira e laticínios”, disse Trump em um discurso no Salão Oval nesta sexta-feira (07)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que pode anunciar tarifas sobre Canadá para laticínios e madeira no site CNN Brasil. Macroeconomia, Canadá, CNN Brasil Money, Donald Trump, tarifas Trump CNN Brasil
Um dia após oferecer ao Canadá um adiamento de um mês nas tarifas punitivas de quase 25%, o presidente Donald Trump ameaçou impor novas tarifas já na sexta-feira (07) sobre madeira e laticínios canadenses.
“O Canadá vem nos roubando há anos em madeira e laticínios”, disse Trump em um discurso no Salão Oval na sexta-feira (07), citando a tarifa de aproximadamente 250% do Canadá sobre as exportações de laticínios dos EUA para o país.
Trump disse que a América igualaria essas tarifas dólar por dólar.
“Podemos fazer isso hoje mesmo, ou esperaremos até segunda ou terça-feira”, disse Trump. “Vamos cobrar a mesma coisa. Não é justo. Nunca foi justo, e eles trataram nossos fazendeiros mal.”
As ações, que estavam mais baixas no início do dia após um relatório misto de empregos, caíram após a ameaça tarifária de Trump. O Dow caiu 300 pontos, ou 0,7%.
O S&P 500 mais amplo caiu 0,9%, e o Nasdaq, de alta tecnologia, caiu mais 1,2% após cair em território de correção na quinta-feira — um declínio de 10% em relação à sua máxima mais recente.
O anúncio de Trump deu aos investidores, empresas e consumidores outra forte dose de chicotada.
Apenas um dia antes, na quinta-feira, Trump anunciou uma pausa de um mês em todas as tarifas sobre o Canadá e o México em produtos que cumprem com o tratado de livre comércio USMCA.
Isso deu a muitas indústrias, especialmente automóveis e agricultura, um grande suspiro de alívio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que pode anunciar tarifas sobre Canadá para laticínios e madeira no site CNN Brasil.

