Países haviam acertado acordo em março para acabar com conflito de 40 anos; encontro ocorrerá na Casa Branca nesta sexta-feira (8) Internacional, Armênia, Azerbaijão, Donald Trump, Estados Unidos CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que receberá o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, na Casa Branca nesta sexta-feira (8) para uma “cúpula de paz”.
“Essas duas nações estão em guerra há muitos anos, resultando na morte de milhares de pessoas”, pontuou Trump, ressaltando que os líderes participarão de uma cerimônia para “assinatura da paz”.
O presidente americano também afirmou em publicação na Truth Social nesta quinta-feira (7) que os Estados Unidos assinarão acordos bilaterais com os dois países.
“Estou muito orgulhoso desses líderes corajosos por fazerem a coisa certa para o grande povo da Armênia e do Azerbaijão. Será um Dia Histórico para a Armênia, o Azerbaijão, os Estados Unidos e o mundo”, afirmou.
Em março deste ano, Armênia e Azerbaijão já tinham acertado um acordo para encerrar o conflito, que durava mais de 40 anos.
As duas nações, que integravam a antiga União Soviética, travaram uma série de guerras desde o final da década de 1980, quando Nagorno-Karabakh, uma região no Azerbaijão que tinha uma população majoritariamente de etnia armênia na época, se separou com o apoio da Armênia.

