Presidente dos Estados Unidos disse que Ucrânia perdeu muito território e Rússia tem vantagem e posição mais forte nas negociações Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, argumentou que a Rússia tem “vantagem” e uma posição mais forte nas negociações para de paz com a Ucrânia.
Ele acrescentou que é hora de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “começar a aceitar as coisas”.
“Ele vai ter que se mexer e começar a aceitar as coisas, sabe, quando se está perdendo”, declarou o republicano em uma entrevista gravada na segunda-feira (8) com Dasha Burns no programa “The Conversation”, do jornal Politico.
Questionado se a Ucrânia perdeu a guerra, Trump falou: “eles perderam muito território” e “certamente não se pode dizer que foi uma vitória”.
Ao mesmo tempo, ele não concordou totalmente com a sugestão de seu filho, Donald Trump Jr., de que poderia abandonar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
“Não está correto, mas também não está totalmente errado. Não é fácil com a Rússia, porque a Rússia tem a vantagem, e sempre teve. Eles são muito maiores. São muito mais fortes nesse sentido”, avaliou.
“Dou muito crédito ao povo da Ucrânia e às Forças Armadas ucranianas pela bravura e pela luta, por tudo isso. Mas, sabe, em algum momento, o tamanho geralmente prevalece”, acrescentou.
Zelensky declarou que a Ucrânia não está disposta a ceder território à Rússia, que insiste em concessões territoriais.
Proposta de paz dos EUA
Questionado se o presidente ucraniano é responsável pelo impasse nas negociações, Trump continuou a acusá-lo de não ter lido a proposta mais recente.
“Talvez ele tenha lido durante a noite. Seria bom se ele lesse. Sabe, muita gente está morrendo, então seria muito bom se ele lesse. A equipe dele adorou a proposta. Eles realmente gostaram”, alegou o republicano.
“Seus assessores, seus principais homens, gostaram, mas disseram que ele ainda não leu. Acho que ele deveria arranjar um tempo para ler”, acrescentou.
Eleições na Ucrânia
O líder americano também disse acreditar que é hora de ter eleições na Ucrânia, já que o país não as realiza desde o início da guerra, sugerindo que a nação se afastou da democracia.
“Acho que é um momento importante para realizar eleições. Eles estão usando a guerra para não realizar eleições, mas eu acho que o povo ucraniano deveria ter essa escolha, e talvez Zelensky ganhasse. Não sei quem ganharia, mas eles não têm eleições há muito tempo” disse.
“Eles falam de democracia, mas chega a um ponto em que não é mais democracia”, finalizou Trump.
Entenda plano de 28 pontos de Trump para paz entre Rússia e Ucrânia

