By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Trump e Lula quebram gelo na ONU, sinalizam diálogo, mas é cedo para falar em trégua
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Trump e Lula quebram gelo na ONU, sinalizam diálogo, mas é cedo para falar em trégua
outros

Trump e Lula quebram gelo na ONU, sinalizam diálogo, mas é cedo para falar em trégua

Última atualização: 23 de setembro de 2025 20:00
Published 23 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O embate estava dado. O presidente Lula optou pela calibragem mais firme no discurso que levou à abertura da Assembleia Geral da ONU, no dia seguinte do anúncio de sanções por parte dos EUA a indivíduos brasileiros. Afirmou que democracia e soberania são inegociáveis, arrancando aplausos da plateia, criticou a ingerência americana e defendeu todos os ritos do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem citar Donald Trump ou os EUA. Tratou de todos os temas que irritam a Casa Branca.

Em seguida, em discurso que extrapolou o prazo regulamentar (e teve direito a teleprompter quebrado), o americano pregou o negacionismo no clima, chamou as energias renováveis de piada e acusou as energias verdes de vetor para redistribuir a manufatura e a renda dos países desenvolvidos para “as nações poluidoras que fazem uma fortuna”. Não podiam estar em lados mais opostos.

No entanto, o mais importante no ponto de congelamento a que chegou a relação Brasil-EUA, com nova escalada da crise com o anúncio de sanções desta semana, não foram os esperados discursos antagônicos, mas o que aconteceu fora do plenário da assembleia. Por 39 segundos, segundo Trump, ele e Lula se cruzaram e tiveram “uma boa conversa”. Marcaram de se encontrar na semana que vem. A informação ainda não foi confirmada pelo governo brasileiro.

“Ele gosta de mim e eu gosto dele”, afirmou Trump, arrancando risos da plateia. No morde e sopra do americano, a “química excelente” que tiveram do lado de fora, segundo ele próprio descreveu, não o impediu de repetir que o Brasil vai mal e continuará assim enquanto não trabalhar com os EUA. Trump criticou o Judiciário brasileiro e falou em uso da justiça como arma política.

A retórica dos dois lados era mais do que esperada. Mas o baile com o tal abraço do lado de fora, que não foi combinado, mas certamente respeitava coreografia conversada de lado a lado antes de cruzarem o mesmo caminho, pode ser o sinal de que o diálogo finalmente pode começar a ser retomado.

Até aqui, os canais estavam congelados e as negociações paralisadas desde 4 de julho, a última vez que negociadores dos dois países se reuniram em Washington pela última vez. No entorno do presidente, falava-se no fator imprevisível quando se trata de Trump, quando se especulava o que poderia acontecer no encontro, mas todos sabiam que Lula não ia se furtar a responder e até a dar um abraço no americano, “como já fez com Javier Milei em Buenos Aires, que o chamou de corrupto”, lembra um fonte.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

No lado brasileiro, ainda não estão descartadas novas sanções individuais. Lula ainda fará outros discursos em Nova York. E um deles será durante a 2ª edição do evento “Em defesa da democracia contra o extremismo”, em que tocará novamente nos temas soberania e democracia, e na regulação das plataformas e da internet, assunto que deve tomar a pauta da relação bilateral em breve, segundo avaliam interlocutores do governo. O cancelamento do visto de Jorge Messias da AGU não terá sido por acaso.

Ainda é cedo para se falar em trégua. O governo brasileiro está certo de que este é um embate com calendário definido, que só termina na eleição de 2026. Na extrema-direita, já há a leitura de que Trump foi “gênio” ao “denunciar a ditadura brasileira e a invasão da jurisdição americana bem na ONU”, nas aparvas de Paulo Figueiredo em uma postagem logo após o discurso do americano. A guerra de narrativas continua em curso. Resta saber qual delas será a vitoriosa. Até aqui, o governo Lula acha que a sua atual vantagem abre caminho para 2026.

You Might Also Like

No STF, AGU defende manutenção da proibição do financiamento privado de campanha

Acúmulo de lixo atrai porcos no Parque da Cidade; confira

Vinny Nogueira lança feat com Leo Santana e MC GW: “Ficou sensacional”

Suspeito de participar da morte de jovem na frente do pai e do namorado é preso; veja o momento da prisão

Lakers poupam Doncic e Reaves contra os Blazers; LeBron segue fora 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bob Dylan elogia filme “Um Completo Desconhecido” e atuação de Timothée Chalamet 

4 de dezembro de 2024
Veja quais cidades baianas foram mais impactadas pela chuva nas últimas 72 horas
Três suspeitos morrem e 11 são presos em operação contra facção na Bahia 
Trump está aberto a garantias de segurança para a Ucrânia, diz Macron 
Autismo em pauta: onde comprar um intencionômetro?
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?