By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Trump erra o alvo; mas e nós, acertamos?
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Trump erra o alvo; mas e nós, acertamos?
outros

Trump erra o alvo; mas e nós, acertamos?

Última atualização: 17 de julho de 2025 05:30
Published 17 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Na última semana, o debate global sobre liberdade de expressão ganhou contornos ainda mais sérios e preocupantes. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma taxa de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros, gerando apreensões sobre a economia nacional, já que os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Como justificativa, Trump citou os “ataques insidiosos” aos “direitos fundamentais de expressão dos americanos”, referindo-se às decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a responsabilização de plataformas de mídia social pelos conteúdos publicados, definidas a partir do julgamento sobre a inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

É preciso ter clareza sobre o equívoco de Trump: não se pode sancionar um país com base em suas decisões judiciais e leis internas. Nenhuma nação pode se arrogar o direito de intervir na soberania de outra, nem mesmo sob o pretexto de “defesa da liberdade de expressão”.

A Carta das Nações Unidas, documento assinado tanto pelo Brasil quanto pelos Estados Unidos, estabelece através do artigo 2º que todos os Estados possuem igual soberania no âmbito internacional, vedando a interferência externa em questões essencialmente relativas à jurisdição interna de cada país.

Contudo, o erro de Trump não invalida um debate legítimo. Como garantir o direito à liberdade de expressão em um ambiente marcado por desinformação, polarização e ausência de legislações com critérios objetivos? O Brasil passa por um momento delicado, no qual o combate à violência digital e à desinformação tem se confundido com práticas autoritárias.

A ação paternalista do STF levanta questionamentos legítimos, inclusive no exterior, sobre os limites entre regulação e censura. Em meio a esse cenário, destaca-se a  importância de espaços plurais de debate, como a Masterclass de Liberdade de Expressão, promovida pelo Instituto Sivis em parceria com a Faculdade Belavista, entre os dias 14 e 17 de julho, em São Paulo.

O evento contou com a presença do advogado e professor Jacob Mchangama, referência mundial no tema, que realizou duas palestras e participou do lançamento da versão em português de seu livro Liberdade de Expressão: de Sócrates às Mídias Sociais. Sobre a questão, Mchangama observa: “é um erro grave quando instituições em países enfrentando polarização pensam que a liberdade de expressão é a causa, em vez de um reflexo do colapso da confiança”.

Além dele, a Masterclass reuniu outros especialistas renomados, como Ana Luiza Braga (advogada e professora na Faculdade Belavista), Carlos Affonso Souza (diretor do ITS-Rio) e Fernando Schüler (professor do Insper e colunista da revista Veja), para discutir temáticas como os desafios tecnológicos e jurídicos do debate público na era digital.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

É fundamental compreender que defender a liberdade de expressão não significa compactuar com discursos nocivos. Pelo contrário, sua proteção garante os meios para contestá-los de forma democrática, transparente e racional. Isso só é possível quando os poderes do Estado atuam com responsabilidade, dentro de limites claros e com accountability.

Ao sancionar o Brasil, Trump ultrapassa os limites da soberania internacional. Entretanto, a questão que motiva sua crítica merece consideração. Democracias fortes não se perpetuam a partir da imposição de silêncio, mas sim, do debate aberto e plural.

Por isso, esperamos que a Masterclass seja um convite ao diálogo construtivo e um lembrete de que a liberdade começa na palavra e se consolida na responsabilidade democrática.

You Might Also Like

Incêndio atinge área de mata próximo a casas no DF. Veja vídeo

Protesto marca saída de homem que atropelou corredor na Barra; VEJA VÍDEO

Os melhores carros novos até R$ 150.000 para comprar em 2025

Polestar 3 roda 935 km com uma carga e quebra recorde mundial de autonomia

Lucas Silva exalta Cruzeiro Feminino e projeta clássico com Atlético-MG 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Flamengo: Boto revela prioridade detalha plano para janela do Mundial 

12 de maio de 2025
Léo Santana afasta ideia da filha Liz seguir carreira artística: “Não quero”
Sem Fortaleza e Internacional na briga, veja chances de título no Brasileirão 
Qual será o placar? Torcedores opinam sobre resultado de Vitória e Defensa y Justicia
Gracyanne Barbosa faz revelação sobre dieta e surpreende: “Eu enjoei”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?