Sandro Teixeira Moita afirma que possível acordo entre Trump e Putin pode reduzir papel da Europa e da Ucrânia em questões de segurança global Internacional, -transcricao-de-videos-, Estados Unidos, Europa, geopolítica, Rússia, Rússia x Ucrânia, Waack, William Waack, ww CNN Brasil
A busca por um possível acordo entre Estados Unidos e Rússia pode resultar em um papel secundário para a Europa nas questões de segurança global, conforme avaliou Sandro Teixeira Moita, professor de Ciências Militares da Eceme, durante o WW.
Para o especialista, a recente cúpula entre os dois países não representa apenas uma possível vitória para Vladimir Putin, mas também para Donald Trump, ao indicar que a Europa seria apenas coadjuvante no maior dilema de segurança do século XXI. A Ucrânia, mesmo sendo o país agredido e travando guerra contra a Rússia, teria ainda menos protagonismo neste cenário.
A análise destaca que a busca por um “reboot” nas relações com a Rússia tem sido uma constante nas administrações americanas desde Bill Clinton. No entanto, os russos demonstram inflexibilidade, especialmente em relação à Ucrânia, considerada decisiva para sua postura geopolítica tanto na Europa quanto globalmente.
O especialista ressalta que a falta de confiança entre as partes tem raízes históricas profundas, com séculos de avanços russos sobre território ucraniano. Para o grupo no poder no Kremlin, especialmente os Silovik – homens ligados aos serviços de segurança e inteligência – a Ucrânia é fundamental para restabelecer o direito russo de veto sobre a segurança europeia.
A perspectiva apresentada sugere que as negociações em curso podem estar mais focadas em um entendimento entre Rússia e Estados Unidos do que propriamente em uma resolução do conflito ucraniano, podendo resultar em significativas mudanças no equilíbrio de poder na região.