Segundo apuração de Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN, torcedores podem ser impactados Futebol Internacional, CNN Esportes, Copa do Mundo, Copa do Mundo 2026, Donald Trump, Futebol internacional, Lourival Sant’Anna CNN Brasil
Torcedores brasileiros podem ser impactados pela tensão diplomática entre Estados Unidos e Brasil, em especial durante a Copa do Mundo de 2026, que terá EUA, México e Canadá como sedes.
Segundo apuração de Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN Brasil, o presidente Donald Trump considera a possibilidade de banir os vistos para brasileiros, incluindo o período da Copa.
A medida polêmica seria uma forma de ter um impacto maior sobre a opinião pública brasileira contra o atual governo do País — essa é a intenção de Trump com outras medidas, como o tarifaço.
Ainda de acordo com Lourival Sant’Anna, a restrição de vistos a cidadãos brasileiras já começou a ser vista durante a missão de senadores em Washington, nessa semana. Os políticos receberam vistos bem mais restritos em termos de dias de estadia nos EUA.
-
1 de 14Reece James levanta a taça do Mundial de Clubes do Chelsea • Buda Mendes/Getty Images
-
2 de 14Gianni Infantino conversa com Donald Trump no pódio enquanto jogadores do Chelsea levantam a taça do Mundial de Clubes • Qian Jun/MB Media/Getty Images
-
3 de 14Enzo Fernández levanta troféu do Mundial de Clubes • Carl Recine – FIFA/FIFA via Getty Images
-
-
4 de 14João Pedro e Andrey Santos com o troféu do Mundial de Clubes • Buda Mendes/Getty Images
-
5 de 14Jogadores do Chelsea levantam o troféu do Mundial de Clubes • Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images
-
6 de 14Cole Palmer é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de Clubes • Justin Setterfield – FIFA/FIFA via Getty Images
-
-
7 de 14Jogadores do Chelsea comemoram gol com sua torcida no MetLife Stadium • Divulgação/Chelsea
-
8 de 14João Pedro amplia para o Chelsea e marca o terceiro gol da partida contra o PSG • Divulgação/Chelsea
-
9 de 14João Pedro comemora gol do Chelsea sobre o PSG • Divulgação/Chelsea
-
-
10 de 14João Pedro amplia para o Chelsea e marca o terceiro gol da partida contra o PSG • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
-
11 de 14Cole Palmer comemora gol sobre o Chelsea no Mundial • Divulgação/Chelsea
-
12 de 14Cole Palmer comemora gol sobre o Chelsea no Mundial • Divulgação/FIFACWC
-
-
13 de 14Jogadores do Chelsea comemoram com Palmer gol sobre o PSG na final do Mundial de Clubes • Alex Grimm/Getty Images
-
14 de 14Cole Palmer comemora gol sobre o Chelsea no Mundial • Divulgação/Chelsea
Presidente da Fifa é aliado político de Trump
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e, pela primeira vez, terá um formato com 48 seleções. A Seleção Brasileira já garantiu vaga no torneio.
Outro país classificado, por exemplo, é o Irã, cujos cidadãos são proibidos de entrar nos Estados Unidos desde que Trump assinou uma proclamação para proibir viagens de vários países, em junho, alegando riscos à segurança.
A Fifa ainda não se pronunciou sobre o caso, mas o presidente da entidade, Gianni Infantino, é visto como um aliado político de Donald Trump, como ficou claro durante a Copa do Mundo de Clubes, também sediada pelos EUA.
Jogador do Chelsea revela que “teve medo” de Trump no Mundial; entenda
Com Trump, EUA também vai sediar Olimpíada de 2028
Em discurso recente, Infantino garantiu que torcedores internacionais serão bem-vindo no torneio. No entanto, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, fez questão de ressaltar que os visitantes devem “voltar para casa” após os jogos.
Além da Copa do Mundo de 2026, os Estados Unidos também sediarão a Olimpíada de 2028, em Los Angeles, ainda dentro do mandato do presidente Donald Trump.